Pilriteiro
Nome científico: Crataegus monogyna Jacq.
Nome comum: Pilriteiro, espinheiro-branco
Família: Rosaceae
Tipo de origem: Autóctone
Origem: Europa
Descrição da espécie:
O Crataegus monogyna é um arbusto ou pequena árvore até 18 metros, caducifólia, formando uma copa muito variável. Apresenta tronco simples ou muito ramificado desde a base, com espinhos axilares comuns, até 1,5 cm de comprimento. A casca é geralmente fissurada, evidenciando uma camada alaranjada ou rósea, por baixo da camada superficial cinzento-prateada. Espécie de grande longevidade, podendo atingir os 500 anos ou mais.
Folhas, simples, alternas, com pecíolo de 1-2 cm, de 1,5-4,5 cm e até 1 vez e meia mais compridas que largas, ovadas ou obovadas, com 3 a 7 lóbulos profundos (raramente 9), margens mais ou menos inteiras, ligeiramente coriáceas, verde-escuras e brilhantes na página superior, claras e baças na página inferior, com tufos de pêlos brancos nas axilas das nervuras.
A floração ocorre entre março a junho, constituída por corimbos terminais compactos de 9 a 18 flores, com 0,8 a 15 mm de diâmetro, regulares, com 5 pétalas obovadas livres, brancas ou branco-rosadas, aromáticas. O cálice é constituído por 5 sépalas triangulares, persistentes, reflexas, menores que as pétalas. O androceu tem 5 a 25 estames com anteras rosadas; o gineceu é constituído por apenas um único estilete, branco-esverdeado.
O fruto é um pomo carnudo, globoso a ovóide com 0,7-1,4 cm, vermelhos-brilhantes quando maduros, com um único caroço. A frutificação ocorre entre agosto a outubro. Os frutos permanecem na árvore depois da queda das folhas, são muito apreciados pelos pássaros que disseminam a espécie.
Utilizações:
A madeira, homogénea, dura, pesada, é utilizada no fabrico de peças mecânicas.
Os frutos (pilrito) são comestíveis, têm múltiplas utilizações depois de cozinhados, em geleias, doces e compotas. Também podem ser usados na preparação de bebidas alcoólicas e em vinagre.
Muito interesse como ornamental.
Curiosidades:
Muito importante nos ecossistemas, é uma planta melífera muito apreciada pelas abelhas e outros insectos polinizadores; dá abrigo e alimento a numerosos pequenos animais: insectos, aves e pequenos mamíferos.
Pode ser usado como porta-enxerto de pereira.
Os ramos do pilriteiro são espinhosos, o que o tornou conhecido como espinheiro-branco e usado para delimitar hortas e quintais.
Saiba mais: