- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Ambiente
- Resíduos Urbanos
- Sistema Municipal de Gestão dos Resíduos Urbanos
Sistema Municipal de Gestão dos Resíduos Urbanos
-
Numa perspetiva de futuro é essencial assegurar a gestão integrada dos resíduos urbanos para promover a sustentabilidade e a proteção do ambiente, o desenvolvimento económico, a coesão social e a melhoria da qualidade de vida da população
Como funciona a Gestão dos Resíduos em Ílhavo?
De acordo com o Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), publicado no Anexo I do Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, na sua atual redação, Resíduo Urbano (RU) é o resíduo de:
- Recolha indiferenciada (resíduos orgânicos, embalagens contaminadas e outros que não podem ser reciclados)
- Recolha seletiva (incluindo o papel e cartão, vidro, metais, plásticos, biorresíduos (resíduos verdes: aparas de jardins, de parques verdes, folhas, resíduos alimentares), madeira, têxteis, embalagens, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de pilhas e acumuladores, e resíduos volumosos, incluindo colchões e mobiliário fora de uso).
Os resíduos urbanos (RU) de recolha indiferenciada e seletiva têm origem nas habitações mas podem também ser provenientes de outras origens tais como: instituições, restaurantes, serviços e empresas, desde que sejam semelhantes aos resíduos das habitações na sua natureza e composição.
Cabe aos cidadãos e restantes produtores a responsabilidade de separar e depositar os resíduos urbanos nos pontos de recolha disponibilizados pela entidade gestora responsável pelo sistema de gestão de resíduos - a Câmara Municipal de ílhavo.
A Câmara Municipal de Ílhavo, em estreita colaboração com o prestador de serviços de recolha de resíduos urbanos e higiene urbana (SUMA, S.A.) e com a ERSUC, define o Sistema Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos para as operações de:
- recolha;
- transporte;
- armazenagem;
- tratamento;
- valorização e destino final, dos resíduos urbanos produzidos na área da sua jurisdição.
Recolha Indiferenciada
-
Contentores de superfície
1.082 un. de 800 L / 429 un. de 1000L -
Papeleiras
500 un. de 50 L
- Contentores enterrados:
-
80 Molok
-
7 Blue-bee
Recolha Seletiva
- Ecopontos Enterrados:
-
16 Ecopontos tipo Molok
-
7 Ecopontos tipo Blue-bee
- Ecopontos de superfície:
209 Ecopontos
- Vidrões: 5 Vidrões
- Outros equipamentos de recolha seletiva:
-
29 Oleões
-
25 Roupões
Planeamento
> Recolha RU indiferenciados
Circuitos, frequência e horários de recolha dos resíduos urbanos indiferenciados e biorresiduos 2024
> Varredura manual
> Varredura Mecânica
Caraterização dos circuitos de varredura mecânica. Circuitos, frequência e horários
> Varredura Mecânica Mista
Caraterização dos circuitos de varredura mecânica mista. Circuitos, frequência e horários
> Lavagem Arruamentos
Plano anual da lavagem de arruamentos e outros espaços públicos
> Lavagem e desinfeção equipamento
Plano anual de lavagem e desinfeção de contentores de superfície, papeleiras, contentores enterrados/Molok's e ecopontos:
> Recolha de Monstros e Verdes
- Os Monstros são objetos domésticos volumosos fora de uso, tais como mobílias velhas, colchões, sofás, grandes eletrodomésticos, etc. A sua recolha é efetuada todas as quartas-feiras.
- Os Verdes são restos de jardim e quintal (sobrantes das podas das árvores e relva). A sua recolha é efetuada nas primeiras e terceiras terças-feiras do mês.
Alerta: o depósito indevido de monstros, em qualquer circunstância, junto a contentores ou ecopontos ou em espaço público é punível com coima até aos 22 mil euros, de acordo com o Regulamento Municipal n.º 284/2016.
Nova Campanha de Recolha de Monstros e Verdes