- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Ambiente
- Biorresíduos
Biorresíduos
-
A recolha seletiva de biorresíduos que ainda se encontra numa fase muito inicial é imprescindível para desenvolver mecanismos que estimulema sua separação e posterior compostagem.
O Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro estabelece o cronograma para a separação, recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem de biorresíduos, até final de 2023.
O que são os "Biorresíduos"?
Podem ser resíduos de jardins e parques (arbustos, relva, folhas, etc.), assim como resíduos alimentares e de cozinha provenientes de habitações, escritórios, restaurantes, cantinas de escolas, hotéis, indústrias de transformação de alimentos, e num futuro próximo, os biorresíduos terão de ser recolhidos à parte do restante lixo para serem reaproveitados. Estes resíduos fazem parte do nosso dia-a-dia, quando deitamos fora os restos da preparação dos alimentos e os restos de comida e compõem, em média, quase 37% do nosso caixote do “lixo comum”.
Ao retirar os biorresíduos do “lixo comum” estamos a diminuir a quantidade de resíduos para aterro e, consequentemente, a contribuir para um melhor ambiente pois, após a recolha, são encaminhados para a produção de composto orgânico usado na agricultura e também possibilitam a produção de energia elétrica.
Chegou o momento de AGIR!
Quando os biorresíduos são recolhidos de forma seletiva, e devidamente encaminhados para tratamento e valorização, podem ser geridos para aproveitar todo o potencial positivo, ambiental e económico. As razões são simples:
- Benefícios diretos
- Redução da quantidade de resíduos depositados em aterro.
- Benefícios indiretos
- Produção de composto de qualidade superior que atua não só como um aditivo natural para os solos, e como repositório de carbono e fonte de nutrientes;
- Melhoria da qualidade do solo e da sua capacidade de retenção de água e nutrientes, num território cada vez mais afetado pela seca;
- Redução da importação de matérias-primas para a agricultura nomeadamente dos fertilizantes inorgânicos que são fonte dos principais gases de efeito de estufa (GEE) do setor agrícola;
- Promoção da criação de emprego;
- Promoção do envolvimento da comunidade (compostagem doméstica e comunitária, agricultura familiar);
Colabore na recolha seletiva dos biorresíduos e ajude o Município de Ílhavo a dar uma Vida Nova ao seu Lixo!