- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Ambiente
- Conceitos e Boas Práticas
Conceitos e Boas Práticas
-
Para Ílhavo ter mais Ambiente seja mais e consciente.Proteja o Ambiente!
Resíduos Urbanos dos Conceitos às Boas Práticas
A adequada Gestão dos Resíduos é uma mais-valia para a sociedade atual, por isso enquanto cidadãos devemos por em prática a Política dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. De acordo com esta política é desejável que prioritariamente se reduza a produção de resíduos em casa, na escola e no local de trabalho; em segundo lugar, que se reutilize ou seja, que se use um produto mais do que uma vez, seja para o mesmo fim ou para outro para o qual foi criado e, também que contribuamos para a reciclagem dos resíduos, a valorização dos componentes dos RU, através da qual se recuperam e regeneram diferentes materiais de modo a originar novos produtos e assim contribuir para a poupança de recursos e de energia.
De uma forma geral, todos nós atentos a problemática atual das alterações climáticas devemos além de implementar a Política dos 3R's acrescentar ao nosso quotidiano duas outras ações - Repensar e Recusar – e assim progredir para o conceito dos 5R's.
Os 5Rs constituem uma nova política ambiental, que é mais ambiciosa e que possibilita a redução da produção de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o seu comportamento diante do consumo e a forma como lida com os resíduos gerados.
A política dos 5R's envolve o conjunto de ações: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
O que significam os 5R's?
-
Repensar
Quando se fala em repensar, está-se a equacionar a necessidade efetiva do produto que se pretende adquirir antes do seu consumo. Para além disso é importante ter em consideração os impactos que mais tarde poderão ser gerados e que contribuem para a excessiva produção de lixo ao dar preferência, no ato da compra, a produtos não reutilizáveis e/ou não recicláveis
-
Recusar
Consiste na atitude de recusar produtos com significativo impacto ambiental, e dar preferência a produtos que não agridam o meio ambiente. Se a sociedade em geral recusar em larga escala as mercadorias que podem gerar danos no meio ambiente, os produtores e fabricantes podem tentar melhorar os seus sistemas de produção e também a sua composição.
-
Reduzir
Trata-se de reduzir o consumo e, consequentemente, a produção de lixo. Implica ter clareza face às necessidades e, principalmente tê-la no momento da decisão de compra. Reduzir é sinónimo de deixar para trás alguns artigos que já não são utilizados e evitar as compras por impulso apenas para aproveitar descontos, por exemplo. Este R leva não só à poupança monetária como também à poupança de tempo, recursos naturais e materiais.
Seja consciente: Reduza o consumo e evite o desperdício. Existem várias ações que podemos adotar para reduzir o nosso consumo; uma dessas ações principais é comprar produtos que tenham uma maior qualidade e durabilidade.Exemplos para evitar o desperdício: imprimir frente e verso no papel, trocar roupas entre os amigos e familiares, usar copos de vidro em vez de copos plásticos descartáveis, dar preferência a embalagens reutilizáveis, usar lâmpadas econômicas, utilizar toalhas e guardanapos de pano, etc. Estes são só alguns exemplos que podemos adotar no nosso quotidiano e que permitem a redução do consumo e consequente a minimização da produção de resíduos
-
Reutilizar
A reutilização é muitas vezes confundida com a reciclagem. Reutilizar significa dar ao resíduo uma nova função, que dispensa a sua transformação num novo produto e pressupõe a sua utilização mais do que uma vez. Deste modo a reutilização permite reduzir os impactos no ambiente e possibilitando ainda a poupança de recursos e de matérias-primas.
-
Reciclar
É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, num novo produto igual ou sem relação com o anterior. O material que foi transformado é portanto um novo produto reciclado. O processo de reciclagem contribui significativamente para a diminuição da quantidade de resíduos e dos impactos causados no meio ambiente.
Seja consciente: Recicle e proteja o ambiente.A reciclagem reduz o consumo de matérias-primas e contribui para a poupança dos recursos naturais, além de promover a criação de novos postos de trabalho com benefícios diretos na sociedade.Hoje em dia existem uma grande variedade de produtos e fileiras de reciclagem. Entre outros, destacam-se: o vidro (potes de alimentos, garrafas, cacos de vidro), o papel (jornais, revistas, caixas de papelão, cartões), as embalagens de metal (latas de alumínio, pregos, arames, cobre, alumínio) e de plástico (garrafas, sacos, copos e embalagens de plástico), mas também os resíduos verdes (relvas e aparas de jardins), os pneus usados, os resíduos de construção e demolição (restos de tijolo e blocos de cimento, argamassas, azulejos…), as rolhas de cortiça, etc.De referir que na reciclagem do vidro o aproveitamento da matéria-prima é de 100%, ou seja, por cada tonelada de caco de vidro, obtém-se uma tonelada de vidro novo. Quanto ao papel, a matéria prima mais utilizada na sua fabricação é a madeira. Quase todo tipo de papel pode ser reciclado e a reciclagem de cerca de 50 kg de papel evita o corte de uma árvore para a produção da mesma quantidade.
-
Ao participar de forma ativa na reciclagem dos resíduos estaremos para além da poupança de matérias-primas, da preservação dos recursos naturais, a economizar energia e a reduzir a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários, prolongando o tempo de vida útil destas infraestruturas.
Consigo a participar Ílhavo e o Ambiente ficam a ganhar!