- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Ambiente
- Economia Circular
Economia Circular
-
Economia circular permite:
- Menos matérias-primas
- Menos resíduos
- Menos emissões
Definição, importância e benefícios
A economia circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado. O conceito de “circularidade” procura imitar a natureza, onde não existe desperdício: todos os materiais têm valor e são usados para sustentar a vida de várias formas.”
Para proteger o planeta temos de colocar em prática as ações da política dos 5R’s - repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar - e assim contribuir de forma ativa para a implementação da Economia Circular.
Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível graças à reciclagem. Deste modo, podem ser utilizados uma e outra vez, o que permite assegurar o desenvolvimento económico, a melhoria das condições de vida e de emprego, bem como a regeneração do "capital natural". Deste modo, é possível reduzir de forma sistemática e contínua a dependência das matérias-primas extraídas da natureza, o desperdício de recursos com valor económico, minimizar a produção de resíduos e diminuir as emissões carbono para a atmosfera.
Economia Linear versus Economia Circular
Os 3 princípios da Economia Circular
-
1. Eliminar o lixo e a poluição:
Utilização eficaz dos recursos finitos, equilibrando a utilização dos recursos renováveis através do desenvolvimento de sistemas eficazes que criem valor para todo o sistema e eliminem ou minimizem a redução da emissão de gases com efeito de estufa, os resíduos gerados e a poluição
-
2. Potenciar a utilidade dos produtos, componentes e materiais:
Manter os materiais e produtos a circular na economia pelo maior período de tempo e até o limite da sua capacidade, gerando mais valor para todas as partes.
-
3. Preservar o capital natural:
Promover a regeneração dos sistemas naturais e da sociedade, por meio de uma utilização eficaz dos recursos finitos e equilibrando a utilização dos recursos renováveis. Por exemplo, desenvolvendo nutrientes valiosos para o solo de modo a promover a sua regeneração ou recorrendo à energia renovável em vez da utilização de combustíveis fósseis.
Vantagens e benefícios da economia circular:
- Minimiza a pressão exercida sobre o planeta
- Ajuda no combate às alterações climáticas
- Conserva o capital natural e reduz a pressão sobre os recursos
- Potencia o valor gerado pelos materiais, recursos e produtos
- Maximiza a reutilização dos recursos
- Minimiza a produção de resíduos
- Diminui as emissões de carbono
- Reduz a dependência dos combustíveis fósseis
- Promove a eco inovação e a melhoria de processos em toda a cadeia de valor
- Cria novas oportunidades e modelos de negócio, produtos e serviços
- Aumenta a competitividade, reduz custos e impulsiona o crescimento económico
- Cria novos empregos
- Disponibiliza aos consumidores produtos mais baratos e com um ciclo de vida mais longo
- Potencia a reciclagem, promove a consciência ambiental e o consumo sustentável
- Melhora a qualidade de vida da população