- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Ambiente
- Biorresíduos
- Compostagem doméstica
Compostagem doméstica
-
“Devolva à terra o que a terra já lhe deu!”
Fazer compostagem doméstica é outra forma de reciclar!
Saiba tudo o que precisa para começar a produzir o seu próprio composto.
O que é a Compostagem?
A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica (folhas verdes, borras de café, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, a que se dá o nome de composto. Este composto é rico em nutrientes e melhora o crescimento das plantas, relvados e jardins. Se vive numa moradia, com quintal ou jardim aproveite o espaço natural de que dispõe, e num local resguardado faça o seu próprio composto.
Seja um cidadão consciente - recicle os seus biorresíduos!
Como funciona?
É um processo simples e amigo do ambiente, que permite reciclar a matéria orgânica, devolvendo-a ao solo sob a forma de fertilizante natural – o composto! Os resíduos que podem ser compostados são, normalmente, classificados em "verdes" e "castanhos" conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes.Para que a compostagem decorra da melhor forma, é fundamental ter a maior diversidade de resíduos possível, numa proporção igual de verdes e castanhos.
Principais benefícios da compostagem doméstica
-
Reduz as emissões de CO2
-
Ajuda a mudar o estilo de vida e o hábito de usar e deitar fora
-
Substitui o uso de fertilizantes e pesticidas químicos
-
Permite recuperar solos com pouca matéria orgânica
-
Diminui a quantidade de resíduos enviados para aterro
O que pode ser compostado?
Como deve fazer?
Fatores que influenciam o processo de compostagem
Utilização do composto
O composto deverá estar pronto entre dois a três meses, desde que preenchidas as suas necessidades nutricionais e realizadas as operações de arejamento (uma a duas vezes por semana).
No final, o composto deverá ter um aspeto homogéneo, cor acastanhada e cheiro a terra húmida. Poderá utiliza-lo como fertilizante natural no seu jardim, relvado, horta, pomar e plantas envasadas. É um substrato orgânico extremamente rico em nutrientes que ajuda o crescimento e fortalece todas as suas plantas.
Como fazer posso fazer o meu compostor?
Nota: Este tipo de compostagem apenas poderá ser efetuada com sucesso se possuir uma habitação que tenha jardim, horta, quintal ou pomar.
Compostagem doméstica: Problemas, Causas e Soluções
-
-
“Na compostagem nada se perde, tudo se transforma! - Consigo a fazer mais, o Ambiente vai ganhar!”