- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Educação
- Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo
Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo
Inaugurado no dia 13 de janeiro de 2020, o Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo é um espaço municipal totalmente dedicado à ciência e à tecnologia, não esquecendo o contacto com a cultura, património e identidade local, associando a longa tradição marítima da pesca de Bacalhau, o Pão de Vale de Ílhavo e a cerâmica da Vista Alegre às STEAM, competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O Estaleiro tem como principal objetivo a promoção da ciência, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional, despertando o interesse pelos fenómenos que nos rodeiam através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, robótica e programação.
Quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) proporcionam experiências maker, de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos e biodiesel. Até as estrelas estarão "disponíveis" para observação.
Com enfoque na comunidade escolar, tendo, no entanto, uma vertente direcionada também para a comunidade em geral e para as famílias, o Estaleiro assume uma inovadora oferta no âmbito do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI). Ver aqui.
Contextualização
O projeto Estaleiro, eci (Estação Científica de Ílhavo), do Município de Ílhavo, tem como principal objetivo a promoção da divulgação científica, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional, despertando o interesse pelos fenómenos científicos que nos rodeiam através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, da robótica e da programação. Com enfoque na comunidade escolar, tendo, no entanto, uma vertente direcionada também para a comunidade em geral, o Estaleiro - ECI constitui uma inovadora oferta no âmbito do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo [SEMI], apresentando ainda uma forte componente de ligação à história local, muito em específico à longa tradição marítima de pesca de Bacalhau, à confeção de padas e folar de Vale de Ílhavo e, ainda, à produção de porcelana.
Nesse sentido foi pensada uma reestruturação do espaço Fórum Municipal da Juventude de Ílhavo aproveitando os 3 andares do edifício para efeitos distintos que se culminam no conceito base de proporcionar, à comunidade em geral, o desenvolvimento da sua literacia científica, assim como do interesse pelos fenómenos científicos que nos rodeiam através de atividades práticas de ciências.
Organização do espaço
Em termos gerais a estruturação das salas e dos módulos/atividades de ciência estão pensadas de forma a integrar conteúdos do património cultural do Município de Ílhavo, valorizando o contexto local, de forma a explorar questões das ciências em geral, permitindo que os utilizadores explorem conteúdos das ciências enquanto redescobrem o património cultural de Ílhavo.
Nesse sentido surgem as salas: “Casa das Máquinas”, “Casa do Leme”, “Messe” e “Ponte”.
Casa das Máquinas
Numa perspetiva ascendente a primeira sala, no rés-do-chão (entrada do espaço), será estruturada de forma, a que o espaço fique amplo para o desenrolar de atividades/desafios simples que cativem a comunidade em geral para a exploração das salas seguintes (“Casa do Leme”, “Messe” e “Ponte”).
Esta sala, Casa das Máquinas, é o “coração” do navio que com os equipamentos necessários permite a vida a bordo.
Durante um turno, os maquinistas e eletricistas trabalhavam ininterruptamente em condições difíceis devido ao ruído, à exiguidade do espaço e aos desafios técnicos, que em plena laboração no mar, obrigavam aos profissionais deste espaço trabalharem com soluções quase impossíveis, mas eficazes para garantir a ininterrupta continuidade da vida a bordo.
Como tal será criada um Makerspace onde serão desenvolvidas atividades hands, hearts and minds-on que comandadas pela criatividade e pensamento crítico permitirão ao utilizador envolver-se por completo nas mesmas.
Casa do Leme
Aqui se instala o mecanismo de rotação do leme, do qual depende o governo do navio e uma das principais oficinas, este é o mais complexo sistema hidráulico do navio.
Na Casa do Leme, quase uma extensão da casa das máquinas, aponta para caminhos de futuro, com as linhas de pensamento científico que combinam a física, a química e a informática.
Neste sentido a Casa das Máquinas consistirá num espaço interativo dedicado à robótica e programação na qual os utilizadores se transformam em autênticos maquinistas e eletricistas para disfrutarem de desafios que têm de completar para assegurar o bom funcionamento do navio.
Messe
Diariamente, o cozinheiro e dois ajudantes cumprem a rotina de confecionar as refeições da tripulação. O cozinheiro é também padeiro e pasteleiro. As ementas são organizadas por este com a aprovação do comandante. As messes destinam-se aos pescadores e à mestrança. A câmara fraca, um espaço de apoio direto à cozinha, guarda os alimentos de consumo diário e serve de adega.
A sala Messe retratará este ambiente dedicado à exploração das questões científicas inerentes à culinária em geral, desde a mais tradicional à gastronomia de vanguarda.
Ponte
É o local onde se concentram os equipamentos que permitem controlar a navegação em viagem e garantir a segurança do navio durante as operações de pesca. Com o radar detetam-se navios e icebergues; com a sonda localizam-se os cardumes. Na mesa de navegação traçam-se rumos e calculam-se distâncias. Na ponte encontram-se também a T.S.F., onde o telegrafista realiza as comunicações para terra e para outros navios, a casa de navegação e o camarote do imediato.
Com este ponto de partida ir-se-á fazer o aproveitamento do terraço do edifício, com vista privilegiada tanto para Ílhavo como para a ria que nos rodeia, para atividade relacionadas essencialmente com Astronomia, entre outras.
+Informações:
Horário de funcionamento: 9h00~13h00 e 14h00~17h00 (marcação prévia)
Local: Av. General Elmano Rocha, Alqueidão 3830-198 Ílhavo
Contactos: estaleiro@cm-ilhavo.pt e 919 516 010 (chamada para rede móvel nacional)