- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Cultura
- Equipamentos Culturais
- Centro Documentação de Ílhavo
- Parceria Geral de Pescarias
Parceria Geral de Pescarias
Ata da PGP, 1922-09-30
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/CDI/PGP
TÍTULO
Parceria Geral de Pescarias
DATAS
1891-03-16 - 1999-12- 30
NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Fundo/Arquivo
DIMENSÃO
105,5 ml.
SUPORTE
Papel
PRODUTOR
Parceria Geral de Pescarias
HISTÓRIA ADMINISTRATIVA
A família Bensaúde iniciou a sua atividade comercial nos Açores, em 1820, como importadora e distribuidora de têxteis originários do Reino Unido e como exportadora de cereais e laranjas, dando origem a um grupo de empresas que manteve, desde então, a sua natureza totalmente familiar.
Dedicando-se numa primeira fase às áreas estratégicas do comércio e dos serviços de navegação, o grupo expandiu as suas atividades e zonas de atuação a partir da segunda metade do século XX, fruto do sucesso até então alcançado, bem como da visão pioneira dos seus primeiros impulsionadores.
Ao longo das décadas que se seguiram, a família Bensaúde esteve associada a projetos inovadores, de cariz agro-industrial, a par de investimentos, na área financeira e industrial, que contribuíram para a integração dos Açores na economia continental. Assim, a partir dos Açores, o Grupo Bensaúde alargou a sua atividade de agentes e transportadores ao resto do país, desenvolvendo o seu negócio na Europa e estabelecendo contactos internacionais.
Com escritórios nos Açores e em Lisboa, para onde havia transferido a sua sede em 1870, a Bensaúde & C.ª Lda cria nesta cidade, em 16 de março de 1891, a Parceria Geral de Pescarias, Lda. (PGP), especializada na pesca do bacalhau, e a Empresa Insulana de Navegação, que passa a ligar o continente português aos Açores e à Madeira. A Parceria tinha sede no Barreiro, na Azinheira Velha.
O objetivo desta parceria era a indústria da pesca em todas as águas e por todos os meios apropriados e habituais. A 16 de março de 1891, por escritura, a Parceria comprou à firma Bensaúde & C.ª, todos os seus navios à vela e a vapor, já empregados nesta mesma indústria de pescarias, com todos os apetrechos, aparelhos, engenhos, redes, e demais utensílios. A PGP, dedicava-se à pesca e tratamento de bacalhau, tendo sido a primeira empresa portuguesa a enviar um arrastão a vapor para a pesca do bacalhau, em 1909.
Nos anos 30 do século XX houve no seio desta empresa um enorme passo em termos de modernização, nomeadamente através da encomenda de navios com o casco de aço para a sua frota, e do início da secagem artificial do bacalhau. Apesar desta modernização, a PGP continuou com a prática da pesca à linha, até à segunda metade do século XX.
A Parceria extinguiu-se a 30 de dezembro de 1999, tendo sido a respetiva documentação incorporada no Museu Marítimo de Ílhavo, por intermédio da Associação dos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo, a título de depósito, por protocolo assinado, em 14 de fevereiro de 2004, entre o Grupo Bensaúde e o Museu Marítimo de Ílhavo.
CONDIÇÕES DE ACESSO
O acesso a estes documentos rege-se pelo regulamento arquivístico em vigor.
INSTRUMENTOS DE DESCRIÇÃO
Guia, recenseamento.
NOTA DO ARQUIVISTA
Arquivo em processo de descrição.
DATA DE DESCRIÇÃO
2014
HISTÓRIA CUSTODIAL E ARQUIVÍSTICA
A documentação produzida pela PGP foi incorporada, a título de depósito, no Museu Marítimo de Ílhavo, com protocolo assinado em 14 de fevereiro de 2004 entre o Grupo Bensaúde, ao qual a Parceria pertencia, e o Museu Marítimo de Ílhavo, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.
FONTE IMEDIATA DE AQUISIÇÃO OU TRANSFERÊNCIA
Grupo Bensaúde.
ÂMBITO E CONTEÚDO
A documentação reflete a atividade da Parceria Geral de Pescarias enquanto parceria marítima dedicada à pesca e tratamento de bacalhau.
O arquivo é constituído por documentos de contabilidade, correspondência, Recursos Humanos, legislação, relatórios, diários, desenhos e publicações.
SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO
De momento encontra-se organizado por número de referência/inventário.