- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Cultura
- Equipamentos Culturais
- Outras Salas de Espetáculos
Outras Salas de Espetáculos
Laboratório Artes - Teatro Vista Alegre
Rua Augusto, Vista Alegre
3830-292 Ílhavo
GPS: 40°35'21.2"N 8°40'58.6"W
Informações, reservas de espaço e visitas:
Tel.: 234 397 263 (chamada para rede fixa nacional)
E-mail: 23milhas@cm-ilhavo.pt
No presente o espaço será acessível para visitação no âmbito da sua programação regular e eventos.
Construído em 1826 e reconstruído em 1851, recebeu incontáveis representações teatrais protagonizadas pelos trabalhadores da Fábrica e também os concertos da Banda Filarmónica da Vista Alegre. Foi sendo decorado por diversos mestres pintores de porcelana, que criaram elementos como a pintura do teto “Apollo e as nove Musas” ou o pano de boca com vista da “Praia Grande de Macau”, ao estilo do “maneirismo”.
Foi objeto de remodelações em 1905 e 1970, altura em que os “bancos corridos” foram substituídos por cadeiras individuais, se substituiu todo o teto e se alterou a palete de cores interior. Desta época é também o mural pintado pelo grande mestre de pintura Palmiro Peixe, obra que muito diz aos trabalhadores da Fábrica e que em 2015 foi “destapada” e recuperada para usufruto do público e da comunidade residente.
Uma das originalidades do espaço é o aspeto conferido pela aplicação de pavimento em “caco de gazetas” (aproveitamento de restos de material refratário utilizado na cozedura da porcelana), aplicado em desenhos circulares.
Tendo passado pelo Teatro da Vista Alegre muitos nomes sonantes do teatro no século XX destaca-se o de Eunice Muñoz, que terá aconselhado a remoção dos equipamentos de tratamento de som, “porque absolutamente desnecessários”.
A estratégia de requalificação levada a cabo em 2015 tratou, essencialmente, no que ao corpo do teatro propriamente dito respeita, e pela sua importância histórica e cultural, de preservar, o mais possível nos parâmetros originais de integridade e verdade histórica, e repor. Demoliu-se e reconstruiu-se a cabine de projeção, foram tratados, isolados e impermeabilizados os madeiramentos da cobertura e, de forma geral, reparados e/ou substituídos algerozes, caixilharias, vãos de fachada e revestimentos de argamassas e pinturas. Além destes trabalhos foram beneficiadas todas as áreas ocupadas pelos artistas e de acolhimento de público.
Ao Teatro foi acrescentado um espaço antes constituído por seis pequenas residências em banda, adulteradas e abandonadas, e que não se constituíam, no contexto do bairro operário, como exemplares únicos mas que, em tempos idos, integravam o programa residencial da Fábrica. É este o novo “espaço TIC” do Teatro que se propõe incluir atividades desde a exploração e sensorização de processos e experiências criativas, no âmbito das artes e tecnologias digitais, à formação e à pesquisa da interatividade multidisciplinar e das artes expressivas aplicadas à informação e à comunicação.
Além deste, o Teatro viu também beneficiado o espaço exterior voltado a sul e delimitado por arruamentos, sendo que as beneficiações e a arquitetura paisagista respeitam o espírito e contexto do bairro operário, no qual a distribuição e tipologia das árvores e dos espaços ajardinados foram pensados de forma a corresponder à estrutura social e hierarquizada desta minicidade fabril.
Informações adicionais aqui...
Salão Cultural Manuel das Neves
Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação
Rua Professor Francisco Corújo, 227
3830-524 Gafanha da Encarnação
Tel.: 234 365 104
Fax: 234 182 8750
http://freguesias.anafre.pt/ilhavo/gafanhadaencarnacao
E-mail: juntafreg.gafencarnacao@gmail.com
GPS: 40º37’2.8956 | -8º44’1.212’’
Lotação: 220 pessoas sentadas
Salão Cultural da Gafanha do Carmo
Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo
Rua da Igreja 4
3830-408 Gafanha do Carmo
Tel.: 234 391 131
Fax: 234 368 819
GPS: 40º35’15.007’’ | -8º44’26.199’’
Lotação: 70 pessoas sentadas