-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Obras Particulares e Gestão Urbanística
-
Notícias
- Três equipamentos dedicados aos mais velhos já estão a funcionar em pleno
Três equipamentos dedicados aos mais velhos já estão a funcionar em pleno





O Município de Ílhavo tem, atualmente, em pleno funcionamento os três equipamentos dedicados às pessoas mais velhas, com um vasto programa de atividades previstas para este primeiro trimestre do ano, que, sob o tema "Regenerar a Maior Idade", promovem, acima de tudo, um envelhecimento saudável. As dezenas de atividades previstas decorrem na Sala de Estar, na Gafanha da Encarnação; no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo; e no Fórum Maior Idade, na Gafanha da Nazaré.
O Fórum Maior Idade, recentemente requalificado e ampliado, acolherá iniciativas inovadoras, na área do ambiente e da saúde, como as oficinas ambientais "Vintage é Chique!" (12 e 26 de fevereiro), focadas na recuperação de roupas; e "Descubra as Plantas Invasoras e Autóctones" (24 de março), que visam sensibilizar para questões de biodiversidade. Outra iniciativa inovadora, “Pintando com as cores da natureza”, a 17 de fevereiro, promove o uso de pigmentos naturais como alternativa às tintas convencionais. O Fórum acolherá, também, feiras comunitárias, incluindo a feira “Trocar é Chique!”, no dia 8 de março, um evento que combina moda sustentável com práticas de consumo consciente, convidando os participantes a trocar peças de roupa para renovar os seus guarda-roupas de forma ecológica.
Paralelamente, o programa promove a atividade física como parte fundamental do bem-estar dos mais velhos. Em fevereiro e março, realiza-se o projeto "Maiores Radicais", que desafia preconceitos com escalada indoor e karaté; e o Curso de Prevenção de Quedas.
No Laboratório do Envelhecimento, destaca-se a realização de sessões de auscultação da comunidade, com o objetivo de identificar e diagnosticar os principais desafios no território. Estas sessões estão estruturadas em três encontros dedicados à auscultação e diagnóstico participativo, promovendo um envolvimento direto da comunidade.
A criação artística assume um papel de destaque, com iniciativas variadas e inovadoras. Entre elas, as oficinas de bordado culminam no lançamento da coleção "Ao Léu de Estereótipos", que explora temas como a sexualidade e o envelhecimento, através desta forma de expressão artística. Além disso, foram lançadas turmas de tricot, cujo objetivo é criar uma coleção de peças de roupa destinadas a cães abandonados, combinando criatividade e solidariedade. Para os amantes de música, as aulas de fado proporcionam uma oportunidade única para quem sonha tornar-se fadista, seja como cantor ou como músico.
Outro momento alto é a apresentação da revista de teatro pelo grupo "Maiores no Teatro", constituído por 30 participantes mais velhos. O espetáculo terá lugar no dia 27 de março, no Laboratório das Artes – Teatro da Vista Alegre, oferecendo à comunidade uma mostra vibrante do talento e dedicação deste grupo.
Como novidade, destacam-se ainda as oficinas de apoio ao luto, que abordam temas como a arteterapia e o envelhecimento no luto, oferecendo ferramentas e apoio emocional para enfrentar momentos difíceis, de forma criativa e construtiva.
Por sua vez, a Sala de Estar, também inaugurado em dezembro, no Edifício Sócio-Educativo da Gafanha da Encarnação, é um espaço dedicado à literacia digital e à estimulação cognitiva. A agenda para os meses de fevereiro e março inclui a oficina "O Novo Mundo Digital para Seniores", em parceria com universidades de renome como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade de Aveiro, com o objetivo de capacitar os participantes nas transformações digitais.
A programação completa dedicada aos mais velhos pode ser consultada através do site da Câmara Municipal de Ílhavo ou através do 234 329 636.
O Município de Ílhavo tem vindo a consolidar o seu papel de referência nacional e internacional na promoção do envelhecimento saudável, com uma abordagem inovadora que alia saúde, cultura e sustentabilidade. Este programa é um exemplo de como a colaboração entre diferentes áreas pode transformar a qualidade de vida dos mais velhos.
Notícias relacionadas
-
Baile de Carnaval da Maior Idade realiza-se a 8 de fevereiro02 Fevereiro 2024
Baile de Carnaval da Maior Idade realiza-se a 8 de ...
-
Fórum Maior Idade tem nova morada provisória16 Fevereiro 2024
Fórum Maior Idade tem nova morada provisória
-
Câmara de Ílhavo distinguida com Selo de Mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais27 Fevereiro 2024
Câmara de Ílhavo distinguida com Selo de Mérito do ...
-
"Luto e Depressão" em Oficina Aberta do Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo26 Março 2024
"Luto e Depressão" em Oficina Aberta do Laboratório ...
-
Abertas candidaturas ao Concurso de Curta-Metragens no Envelhecimento04 Abril 2024
Abertas candidaturas ao Concurso de Curta-Metragens ...