-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Obras Particulares e Gestão Urbanística
-
Notícias
- Territórios Públicos apresenta programa de conversas e oficinas para refletir sobre identidade em Ílhavo
Territórios Públicos apresenta programa de conversas e oficinas para refletir sobre identidade em Ílhavo






A sétima edição do Territórios Públicos decorre nos dias 3 e 4 de abril, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre e noutros espaços culturais do Município de Ílhavo, voltando a promover o debate, a reflexão e a formação num encontro entre profissionais da mediação cultural e dos serviços educativos de todo o país. À semelhança da edição passada, o programa inclui um espetáculo de teatro que desafia a refletir sobre o tema que une todo o encontro: identidade.
Na manhã do dia 3 de abril, debate-se “Identidade de uma comunidade – Ser e Pertencer” com a dramaturga e atriz Keli Freitas, o dramaturgo e programador cultural José Nunes e a poeta e diseuse Francisca Camelo. A moderação cabe à investigadora Gabriela Nicolau dos Santos. Numa edição em que se pensa a identidade em vários eixos, o evento desafia três projetos que, pela sua génese transformadora da comunidade, dos territórios e dos públicos a que se dirigem, constituem casos de boas práticas: a Orquestra Sem Fronteiras, projeto de inclusão pela música no interior do país, o projeto de jornalismo de investigação Fumaça e o CASCI, distinguido este ano com o prémio da Igualdade de Género e com o prémio Boas Práticas de Voluntariado Jovem, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. A apresentação e a conversa decorrem entre as 14:30 e as 17:30 e a moderação é do professor Artur Rosa Pires, da Universidade de Aveiro.
No segundo dia, a 4 de abril, o Territórios Públicos promove três oficinas e uma peça de teatro. “Descobri-quê?” é um espetáculo da companhia Estrutura, que reflete sobre a forma como se conta a história do período histórico designado como “descobrimentos”, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português. Acontece às 10:00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. No final do espetáculo, há uma conversa moderada por David Calão, escritor e diretor do Jornal O Ilhavense. À tarde, o Museu Marítimo de Ílhavo acolhe a oficina “Políticas para a Igualdade – o Papel das Mulheres nas Comunidades Marítimas”, orientada por Helena Gonçalo Ferreira, entre as 14:30 e as 17:30. Em simultâneo, Hilário Lopes fala sobre o “Arquivo Audiovisual da RTP: Uma janela aberta para a nossa memória coletiva” no Centro de Documentação de Ílhavo” e, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, acontece a oficina “Identidade(s) em ação – Jogos dramáticos: corpo e voz”, por Renata Flaiban.
O bilhete geral para os dois dias do Territórios Públicos (inclui a conversa e o painel de Boas Práticas, espetáculo e uma oficina à escolha) tem um custo de 18 euros. O bilhete para ir apenas ao primeiro dia (debate e painel de boas práticas) custa 10 euros; o segundo dia, que inclui o espetáculo e uma oficina, custa 10 euros.
As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível a partir de hoje no site e nas redes sociais do 23 Milhas e do Município de Ílhavo. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas.
Notícias relacionadas
-
Festival Rádio Faneca apresenta cartaz com David Bruno, Jorge Palma, Benjamim e Beatriz Pessoa19 Março 2025
Festival Rádio Faneca apresenta cartaz com David ...
-
23 Milhas anuncia Samuel Úria, A Garota Não e Amigos da Treta na programação do segundo trimestre21 Março 2025
23 Milhas anuncia Samuel Úria, A Garota Não e ...
-
Concurso de Hip Hop com inscrições abertas até 2 de maio11 Abril 2025
Concurso de Hip Hop com inscrições abertas até 2 de ...
-
Museu Marítimo de Ílhavo e 23 Milhas inauguram exposição de fotografia de Mário Marnoto17 Abril 2025
Museu Marítimo de Ílhavo e 23 Milhas inauguram ...
-
Município de Ílhavo volta a celebrar património de Vale de Ílhavo com dois dias de festa20 Abril 2025
Município de Ílhavo volta a celebrar património de ...