-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Obras Particulares e Gestão Urbanística
-
Notícias
- “Tanto Mar!” de fevereiro assinala 76 anos da primeira viagem do Navio Santo André
“Tanto Mar!” de fevereiro assinala 76 anos da primeira viagem do Navio Santo André
O Museu Marítimo de Ílhavo assinala os 76 anos da primeira viagem do Navio Santo André, nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, sexta e sábado, com uma tertúlia sobre as alterações climáticas, a inauguração de uma exposição, a apresentação do livro “Além dos Mares do Fim do Mundo” e uma Conversa de Mar”.
A Tertúlia “Não fiques em casa a ver Navios” inicia a programação de comemorações, no dia 28 de fevereiro, pelas 21h30, no Navio-Museu Santo André (NMSA). As investigadoras da Universidade de Aveiro, Alexandra Monteiro, Isabel Nunes e Rita Bicho serão as convidadas desta primeira tertúlia, que convida a comunidade a refletir sobre o tema das alterações climáticas, a subida do nível médio da água do mar, o ar, a água e o solo que nos rodeiam. Incentivam, ainda, a pensar como podemos, enquanto cidadãos comprometidos com o futuro, contribuir para um planeta melhor e como nos devemos preparar para o futuro. Esta tertúlia faz parte do projeto “Por água abaixo”, desenvolvido pela associação “Quinto Palco”, com apoio da Fundação “La Caixa”.
Também no NMSA, no dia 1 de março, pelas 17h00, será inaugurada a exposição “Retratos dos Mares do Fim do Mundo”, que propõe um diálogo entre duas expressões artísticas – a fotografia e a crónica de viagem – produzidas por dois médicos da frota, Augusto Boffa-Molinar e Bernardo Santareno (pseudónimo literário de António Martinho do Rosário). Ambas as experiências, em grande medida coincidentes e situadas na segunda metade da década de 50 do século XX, ilustram uma aproximação à vida a bordo dos navios bacalhoeiros.
No contexto desta exposição, será apresentado o livro “Além dos Mares do Fim do Mundo”, de Afonso Molinar, neto de Augusto Boffa-Molinar. Este texto apresenta uma odisseia de um jovem escritor, à procura no arquivo familiar de um avô que nunca conheceu. Através das palavras de Bernardo Santareno e
das fotografias, cartas, memórias avulsas, e histórias do seu avô, Afonso Molinar procura reconstruir na sua imaginação aquilo que pode ter sido uma viagem bacalhoeira pelos mares do Norte.
Seguir-se-á a “Conversa de Mar” sobre o tema “Ao Leme no Feminino”, com a participação de Bela Cardoso, natural da Gafanha da Encarnação, formada na Escola Náutica, no Curso de Pilotagem em Lisboa, em 1981. Bela Cardoso teve um vasto percurso ligado ao mar, primeiro na área do comércio e, mais tarde, na pesca do bacalhau, com a realização de duas viagens no navio arrastão Almourol, entre 1986 e 1987.
Notícias relacionadas
-
Município de Ílhavo reúne especialistas para acelerar o encontro de soluções para o envelhecimento21 Janeiro 2022
Município de Ílhavo reúne especialistas para ...
-
Todos os tipos de sangue são necessários para salvar vidas!03 Fevereiro 2022
Todos os tipos de sangue são necessários para ...
-
Município de Ílhavo promove atividades de Carnaval para seniores24 Fevereiro 2022
Município de Ílhavo promove atividades de Carnaval ...
-
Festival de Robertos e Marionetas Palheta regressa esta semana a Ílhavo02 Março 2022
Festival de Robertos e Marionetas Palheta regressa ...
-
Museu Marítimo de Ílhavo tem programa para assinalar o Dia Mundial da Água15 Março 2022
Museu Marítimo de Ílhavo tem programa para ...