-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
-
Obras Particulares e Gestão Urbanística
-
Notícias
- Prémio Octávio Lixa Filgueiras distingue investigações em cultura marítima-fluvial
Prémio Octávio Lixa Filgueiras distingue investigações em cultura marítima-fluvial

A 7.ª edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras, promovido pelo Município de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo, tem candidaturas abertas até 31 de maio.
O prémio, com um valor pecuniário de 3.000 euros, distingue autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação inéditos e realizados no âmbito da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas da História, Antropologia e Etnografia Marítima, Arquitetura Naval, Arqueologia Naval e Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.
Pretende-se com este prémio, instituído em 2012 pelo Museu e pela Câmara Municipal de Ílhavo, evocar e divulgar a obra e memória do Professor Arquiteto Octávio Lixa Filgueiras, um dos mais reconhecidos investigadores portugueses em temas de Cultura do Mar.
O júri é constituído por quatro elementos: Miguel Filgueiras (representante da família do arquiteto Octávio Lixa Filgueiras), Inês Amorim (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Eric Rieth (Universidade de Sorbonne – Paris) e Nuno Miguel Costa (representante do Museu Marítimo de Ílhavo e Câmara Municipal de Ílhavo).
As candidaturas devem ser formalizadas através de formulário disponível em museumaritimo.cm-ilhavo.pt, depois de preenchido, pode ser entregue pessoalmente ou enviado por correio para o Museu Marítimo de Ílhavo ou por email para ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt. O regulamento do concurso está também disponível no mesmo site.
A entrega de trabalhos deve ser feita até 31 de agosto de 2025. O vencedor será anunciado no dia 15 de novembro de 2025, no âmbito do Dia Nacional do Mar.
Na anterior edição do prémio, em 2023, que se destacou por uma elevada participação e pela notável qualidade dos trabalhos apresentados, o júri premiou, por unanimidade, o trabalho “Arqueologia do Pau de Pontos do Moliceiro”, da autoria de Vítor Mendes. Atribuiu, ainda, uma menção honrosa ao trabalho intitulado “Entre Ilhas: etnografias da circulação nos Açores”, da autoria de Amaya Sumpsi Langreo.
Notícias relacionadas
-
Município de Ílhavo promove encontro sobre Jogos Didáticos na Educação Patrimonial07 Outubro 2024
Município de Ílhavo promove encontro sobre Jogos ...
-
Município de Ílhavo cede espaço para nova sede da Confraria do Bacalhau07 Outubro 2024
Município de Ílhavo cede espaço para nova sede da ...
-
LEME regressa a Ílhavo com mais de 40 apresentações em quatro dias de circo contemporâneo09 Outubro 2024
LEME regressa a Ílhavo com mais de 40 apresentações ...
-
Câmara de Ílhavo mantém estatuto de Autarquia Mais Familiarmente Responsável10 Outubro 2024
Câmara de Ílhavo mantém estatuto de Autarquia Mais ...
-
Milha reforça chamada à comunidade e apresenta quatro estreias absolutas15 Outubro 2024
Milha reforça chamada à comunidade e apresenta ...