- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Obras Particulares e Gestão Urbanística
- Notícias
- Palheta regressa à Gafanha da Nazaré com teatro de marionetas
Palheta regressa à Gafanha da Nazaré com teatro de marionetas
O Palheta, festival de Robertos e Marionetas, acontece entre os dias 1 e 3 de março, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo.
Na sétima edição, o festival regressa à Gafanha da Nazaré, cidade do bonecreiro Armando Ferraz, para três dias de teatro de marionetas em que são apresentados sete espetáculos e várias sessões de Teatro de Dom Roberto, com destaque para “A Grande Fantochada”, de Hugo Van der Ding e Joana Gama e para as estreias nacionais de“Mr.Bo” e “Las Cotton”.
No primeiro dia de festival, além das habituais sessões para as escolas e grupos organizados, há sessões de Teatro Dom Roberto com a Vumteatro e “Las Cotton” da companhia Anita Maravillas, um espetáculo mudo sobre a viagem de uma família que parte em busca de novas oportunidades longe da sua terra de origem.
O segundo dia do festival arranca com a oficina criativa de construção de marionetas “Segunda Mão”, orientada por Rui Queiroz de Matos (que no dia 24 de fevereiro orienta a oficina “Primeira Mão”, de manipulação de marionetas para adultos). À tarde, destaque para uma sessão para público geral de “O Farol”, da companhia Historioscopio, que conta a história de um faroleiro que, sem nunca ter visto nada do mundo, inventa a sua própria versão da realidade a partir de palavras escolhidas de um antigo dicionário. Segue-se “Aldeia Balão”, da Teatro e Marionetas de Mandrágora, no Jardim 31 de Agosto, sobre uma máquina voadora que transporta os seus tripulantes por um mundo de metáforas, numa reflexão sobre a sociedade, a construção de uma aldeia global e a intervenção no espaço público. Ainda na tarde de sábado, Rui Queiroz de Matos apresenta “Volta ao mundo em 40 minutos”, na Sala de Ensaios da Fábrica das Ideias. À noite, o humorista Hugo Van der Ding e a pianista Joana Gama apresentam “A Grande Fantochada”, que recria a História de Portugal através de marionetas manipuladas pelo próprio Van der Ding e pelo ator Vítor D’Andrade, acompanhados pela música ao vivo de Joana Gama.
No último dia do Palheta, destaque para a estreia em Portugal de “Mr. Bo” de Marie de Jongh, um espetáculo sem texto sobre a viagem e a descoberta que é crescer. Ainda no dia 3, repetem-se sessões de Teatro de Dom Roberto, “A Volta do Mundo em 40 Minutos” e “Aldeia Balão”, sempre na Gafanha da Nazaré.
O festival é organizado pelo Município de Ílhavo através do projeto cultural 23 Milhas. No fim-de-semana anterior, a 24 e 25 de fevereiro, nota para o espetáculo “A Viagem”, da companhia Mãozorra, que acontece em várias sessões nas praias da Costa Nova (Calçada Arrais Ançã) e da Barra, recuperando o caráter ambulante deste tipo de teatro. Este ano, o festival reflete sobre caminhos e viagens e, mais do que sobre luz, aquilo que nos leva até ela.
Os bilhetes para o Palheta custam entre 4,00€ e 8,00€ euros e estão disponíveis no dia 26 de janeiro nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré ou online, na BOL. Os espetáculos de Teatro Dom Roberto são gratuitos.
Notícias relacionadas
-
Vale de Ílhavo vive tradições de Natal a 28 de dezembro19 Dezembro 2024
Vale de Ílhavo vive tradições de Natal a 28 de dezembro
-
Município de Ílhavo: concurso público para fiscalização de 8 empreitadas de valor total próximo dos 35 milhões de euros19 Dezembro 2024
Município de Ílhavo: concurso público para ...
-
Casa da Cultura de Ílhavo acolhe concerto de 25 anos de carreira de David Fonseca e ópera de Astor Piazzolla19 Dezembro 2024
Casa da Cultura de Ílhavo acolhe concerto de 25 ...