- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Obras Particulares e Gestão Urbanística
- Notícias
- Cânticos das Sereias regressam à Costa Nova com concertos de Maria Monda e COBRACORAL
Cânticos das Sereias regressam à Costa Nova com concertos de Maria Monda e COBRACORAL
O ciclo de programação Cânticos das Sereias regressa ao Cais Criativo da Costa Nova para uma terceira edição que apresenta os concertos de Maria Monda (18 de agosto) e COBRACORAL (25 de agosto). O ciclo, promovido pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, que teve duas edições (2016 e 2022), desafia as vozes femininas a serem protagonistas de concertos à beira-mar, para “aplicar depois do sol”, no espaço privilegiado e soalheiro do Cais Criativo.
Depois de contar, nas edições passadas, com nomes como o de Surma, Rita Vian, A Garota Não ou Joana Alegre, este ano o foco está no instrumento vocal, nos silêncios e nas respirações, no ritmo e nas modulações possíveis do som, do gesto e do corpo todo enquanto intérpretes do que é dito e do que fica por dizer.
Maria Monda são Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso e partilham o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica. Mondam canções e saberes antigos de forma contemporânea, através do canto polifónico e dos ritmos da percussão. Cantam repertório do cancioneiro lusófono, mas também composições originais que acentuam a força da palavra e da poesia. Mondar é limpar, arrancar as ervas daninhas, deixando o essencial para que tudo floresça, e para as Maria Monda a essência está no tecer das vozes.
As COBRACORAL são Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli. Miranda explora a oralidade de um ângulo coreográfico, Colonna pesquisa sobre as tradições polifónicas da Ásia e do Mediterrâneo, e Canli investiga práticas de voz expandida. Exploram o potencial da voz através do uso de efeitos sonoros e do gesto, para amplificar a experiência aural que sugere a extensão da voz para além dos limites elétricos e corporais. O movimento dos corpos também molda o som, tal como um eco artificial, um delay, ou uma mudança de tom.
Os concertos arrancam às 19:00, no Cais Criativo da Costa Nova. Os bilhetes custam 5,00€, com vários descontos aplicáveis, e estão disponíveis na bilheteira do Cais Criativo, aberta de terça a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, e online, na BOL.
Notícias relacionadas
-
Dança em dose dupla este fim-de-semana na Gafanha da Nazaré e em Ílhavo15 Fevereiro 2024
Dança em dose dupla este fim-de-semana na Gafanha ...
-
Oficina de manipulação e espetáculo itinerante antecipam festival de marionetas em Ílhavo21 Fevereiro 2024
Oficina de manipulação e espetáculo itinerante ...
-
Festival Palheta reforça relação com as escolas e as famílias05 Março 2024
Festival Palheta reforça relação com as escolas e ...
-
Projeto europeu Hand to Hand aproxima circo contemporâneo da indústria bacalhoeira em Ílhavo09 Março 2024
Projeto europeu Hand to Hand aproxima circo ...
-
Pedro Abrunhosa, Perpétua e 50 anos do 25 de Abril em destaque na programação cultural do Município de Ílhavo12 Março 2024
Pedro Abrunhosa, Perpétua e 50 anos do 25 de Abril ...