- Início
- Município
- Acordos de Amizade
- Grindavik (Islândia)
Grindavik (Islândia)
Na sequência de um trabalho de aproximação do Cônsul da Islândia para a Região de Aveiro, António Ribau – empresário ilhavense, ao nível de relações políticas, culturais e sociais, os Municípios de Ílhavo e de Grindavik celebraram a 25 de agosto de 2005 um Acordo de Amizade, perpetuando assim as suas similitudes.
O Navio Museu Santo André foi o anfitrião deste Protocolo de Geminação, que prevê, em primeiro lugar, o estreitamento de ligações entre ambas as partes, em especial no que respeita aos Museus de cada uma das localidades, ambos dedicados à temática marítima e à Epopeia do Bacalhau.
Durante a cerimónia, ambos os Presidentes das Câmaras Municipais, Eng. Ribau Esteves e Olafur Olafsson, manifestaram as razões que levaram à oficialização desta Amizade, fruto das afinidades que possuem a nível histórico, geográfico e económico, uma vez que ambos os Municípios têm as suas principais atividades voltadas para a pesca e para a indústria, em especial de transformação de Bacalhau, sendo essencial a promoção de programas de cooperação que consolidem esses laços, bem como o intercâmbio entre as suas Empresas e Cidadãos. Assim, e desta forma, os intervenientes comprometeram-se a colaborar, sempre que possível, incentivando e dinamizando iniciativas a nível municipal, bem como a nível de outras entidades, nomeadamente coletividades, associações, Escolas, entre outras.
Já em março de 2005, cinco meses antes da assinatura do Protocolo de Geminação entre os Municípios, uma delegação Ilhavense, chefiada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, visitou o país mais ocidental da Europa com o intuito de estreitar contactos com autarcas e empresários que desenvolvem as suas atividades no setor das pescas, principalmente na área da comercialização e transformação do Bacalhau, nomeadamente na Cidade de Grindavik.
Durante cinco dias, a comitiva efetuou persas visitas a estruturas portuárias e empresas de pesca, algumas das quais com relações comerciais com empresários do Município de Ílhavo. Por outro lado, a nível cultural, a delegação ilhavense teve ainda oportunidade de visitar museus e galerias de arte de Reykjavik, Kopagovur e Grindavik, nomeadamente o seu Museu do Bacalhau, em muito semelhante ao Museu Marítimo de Ílhavo, que contam a história vivida pelos seus homens de mar na pesca e transformação de Bacalhau.
A Cidade de Grindavik
Cidade piscatória localizada a 39 km da Capital Reykjavik, Grindavik é um dos poucos Municípios islandeses com porto, estando a maioria da sua população inevitavelmente voltada para a indústria pesqueira, conhecida em todo o mundo pela sua grande qualidade, em especial no que respeita às unidades de transformação do Bacalhau.
Além de um Museu do Bacalhau em muito semelhante ao Museu Marítimo de Ílhavo, um dos grandes pontos atrativos da cidade de Grindavik é a famosa “Lagoa Azul”, um spa termal de cinco mil metros quadrados localizado numa zona de géisers em erupção. Além das águas quentes da Lagoa, cujas temperaturas rondam entre os 37 e os 39º C, em Grindavik também é possível assistir a raros espetáculos naturais, como a aurora boreal e o sol da meia-noite, que certamente ficarão na memória de todos os seus visitantes.