- Início
- Município
- Acordos de Amizade
- Cabo Frio (Brasil)
Cabo Frio (Brasil)
Na riqueza e singularidade da História é sempre possível surpreender detalhes, apontamentos, personagens comuns que constroem pontes entre territórios distantes e nos estimulam a compreender este destino de fraternidade de um caminho que os povos percorrem juntos, na construção desta casa comum que é mundo onde vivemos.
Foi nessa caminhada que os Municípios de Ílhavo e a Prefeitura de Cabo Frio, no Brasil se encontraram a vários níveis, destacando-se alguns dos mesmos: na cultura do sal e do peixe salgado seco (muito desenvolvida por uma colónia de portugueses da região de Aveiro que ali se instalou ainda no seculo XVII); na estrutura económica inicialmente assente na pesca e na economia do mar, que evoluiu para uma região de forte vocação turística alicerçada nas componentes do mar, do sol e das praias; na forte indústria têxtil associada à praia, ao sol e aos desportos náuticos; na prática e preservação da história do surf. Por outro lado, existem memórias comprovadas de várias famílias do Município de Ílhavo terem emigrado para Cabo Frio. Entre elas, o caso mais conhecido é a família Bolais Mónica, originária da Gafanha da Nazaré, que ali se estabeleceu e desenvolveu atividade ligada à construção naval há mais de um século.
Investigadores de universidades brasileiras em Portugal desenvolveram estudos que apontam para influência da cultura ilhavense em Cabo Frio, concluindo-se que a exploração de sal em Cabo Frio, outrora o maior produtor de sal do Brasil, está marcada pelo salgado da Ria de Aveiro, a vários níveis, podendo esta circunstância revelar-se de enorme importância para a compreensão da evolução morfológica, cultural e social da exploração do sal em Cabo Frio. Acresce que, ambos os municípios ainda dependem bastante da pesca e da sua transformação, sendo que o turismo, em ambos os casos e por fatores relativamente semelhantes, tem vindo a constituir-se de uma importância capital em todo o desenvolvimento territorial, social e cultural, registando-se ameaças e oportunidades que podem ser exploradas, estudadas e consolidadas em conjunto.
A excelência do seu património natural, edificado e cultural, a par das excelentes vias de acesso, são dois dos fatores que têm contribuído fortemente para o desenvolvimento de um turismo de qualidade que se procura cada vez mais.
A todos estes fatores, acresce a vontade de ambos os municípios em desenvolver a cultura de Portugal e do Brasil nos seus respetivos territórios, tendo já sido assumido, de forma biunívoca, que o bacalhau, nas suas várias vertentes, constituiu um fator de grande aproximação e de orientação para a realização de eventos e ações comuns. Em paralelo, é possível também vislumbrar um outro conjunto de áreas complementares ao nível da inovação e da ciência, uma vez que ambos os municípios, e a região onde se inserem, estão dotados de importantes equipamentos nestas duas áreas, desenvolvendo atividades de referência internacional.
Neste seguimento, os Municípios de Cabo Frio e de Ílhavo encetaram, desde 2017, várias ações conjuntas preparatórias com vista à geminação, culminando este processo com a visita de uma comitiva de Ílhavo a Cabo Frio, entre os dias 18 e 22 de maio de 2019, tendo-se firmado o Acordo de Amizade a 20 de maio. No mesmo ano, por ocasião do Festival do Bacalhau, foi a vez de Ílhavo acolher uma comitiva do Município de Cabo Frio, encabeçada pelo Prefeito Adriano Moreno, com o objetivo reforçar os laços assumidos e de recolher contributos e experiências para a realização do Festival do Bacalhau naquela cidade brasileira.
A Cidade de Cabo Frio
Cabo Frio é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro localizado a uma altitude de quatro metros acima do nível do mar. Faz divisa com Armação dos Búzios a leste, Arraial do Cabo a sul, Araruama e São Pedro da Aldeia a oeste, e Casimiro de Abreu e Silva Jardim a norte. É o sétimo município mais antigo do Brasil e o principal da Região dos Lagos.
É muito conhecido pelas suas atrações turísticas, tendo a Praia do Forte como o principal centro turístico.