- Início
- Viver
- Áreas de Intervenção
- Planeamento, Ordenamento e Mobilidade
- Mobilidade
- Semana Europeia da Mobilidade 2022
- Resultados do Inquérito 2022
Resultados do Inquérito 2022
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2022, a Câmara Municipal de Ílhavo lançou um inquérito com 20 questões, com o intuito de retratar os padrões de mobilidade, dando um particular enfoque à utilização da bicicleta. A mesma decorreu de dia 16 a 22 de setembro, tendo angariado 130 respostas.
Face às respostas dos inquiridos, podemos aferir que a faixa etária que se destacou fora com menos de 25 anos com um total de 40 respostas (figura 1), ainda assim, torna-se pertinente destacar a freguesia de residência de cada um dos inquiridos, na medida em que, 84 das respostas obtidas foram de residentes da freguesia de São Salvador-Ílhavo, 24 da freguesia da Gafanha da Nazaré, 17 da freguesia da Gafanha da Encarnação e 5 da freguesia da Gafanha do Carmo.
Relativamente ao meio de transporte utilizado com maior frequência ressaltamos o Automóvel, como condutor com um total de 63 respostas, no entanto, achou-se pertinente cruzar esta informação com a freguesia de residência, no qual, se destaca a Freguesia de São Salvador-Ílhavo com um total de 39 respostas face á utilização do Automóvel, como condutor (tabela 1), ainda assim é possível destacar que a opção” Vou a Pé” nesta mesma freguesia obteve um total de 17 respostas.
Tendo por base a bicicleta, é de ressaltar que a mesma é um veículo de transporte individual mais eficiente para trajetos curtos e que consegue atingir uma velocidade média de 15 a 20Km/H num indivíduo que se desloque sem pressa, no entanto, face aos 130 inquiridos apenas 13% utiliza a mesma para deslocações (figura 3) e 9% do total das deslocações efetuadas em bicicleta é para se descolar para a escola (figura 4), isto quando a duração média das viagens varia entre os 10 e 15 mim (figura 6). Este cenário acaba por ser um contrassenso, na medida em que, 10 a 15 mim é um tempo relativamente curto face ao número de deslocações de bicicleta ou até mesmo a pé.
Em suma, seria pertinente alertar os cidadãos para a necessidade de se adotarem medidas de segurança na utilização do velocípede no seu quotidiano (tabela 1), na medida em que, os acidentes de viação aumentaram 9,7%, face ao ano de 2020 no município de Ílhavo (dados INE).