-
Início
- Tito Manuel Peixe Cerqueira
Tito Manuel Peixe Cerqueira
Nascido em Ílhavo (S. Salvador) em 17 de março de 1948, o Vice-Almirante Tito Manuel Peixe Cerqueira frequentou as Escolas Primárias da Chousa Velha e n.º 1 da Rua Ferreira Gordo. Na sua infância e juventude, foi um ativo Escuteiro, Guia de Bando e de Patrulha, no “velhinho” 46 do CNE, e um destacado atleta das camadas jovens (Infantis e Juniores) de Basquetebol do Illiabum Clube, tendo durante quatro anos, sob a orientação do saudoso José Ançã, contribuído para a conquista de vários títulos nacionais e regionais, sendo um dos “nove rapazinhos” Campeões Nacionais de Infantis de 1963.
Após o Ensino Secundário que frequentou no Liceu Nacional de Aveiro, o Almirante Tito Cerqueira ingressou na Escola Naval, onde se licenciou em Ciências Militares Navais em 1970, sendo então promovido a Guarda-marinha, iniciando a sua carreira como oficial da Armada. Progredindo regularmente na hierarquia, foi em 2006 promovido a Vice-Almirante, sendo até hoje o único ilhavense que, na nossa Marinha, atingiu este elevado posto de oficial general de 3 estrelas. É possuidor de vários louvores e condecorações, tendo passado à Reserva e, posteriormente, à Reforma, em 2010.
Durante a sua longa carreira militar naval, o Almirante Tito Cerqueira cumpriu diversas Comissões no mar, como Oficial Chefe de Serviço, Oficial Imediato ou Comandante. Embarcou no Draga-Minas Ribeira Grande, no Navio-Escola Sagres, na Corveta João Coutinho, nas Fragatas Nuno Tristão, Roberto Ivens, Pero Escobar e Hermenegildo Capelo, e nos Submarinos Albacora, Barracuda e Delfim. Em terra, ocupou diversos cargos, designadamente 2.º Comandante e Comandante da Esquadrilha de Submarinos, Chefe de Serviço no Arsenal do Alfeite, Capitão do Porto da Figueira da Foz, Diretor do Apoio Social, Docente e Diretor de Curso no Instituto Superior Naval de Guerra, Subdiretor Geral da Autoridade Marítima, 2.º Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-Presidente e Presidente em exercício da Comissão de Direito Marítimo Internacional e de Assessor no Gabinete do Ministro da Defesa Nacional.
Com uma Comissão de serviço em Moçambique (1970-72), embarcado na Corveta João Coutinho, parte significativa da sua carreira foi dedicada aos Submarinos e à Autoridade Marítima. Como curiosidade, refira-se que foi o primeiro Comandante de uma Unidade Naval Combatente - o NRP Hermenegildo Capelo - a ter pessoal militar feminino na sua guarnição. Especializado em Eletrotecnia e em Submarinos, frequentou diversos Cursos de Carreira e de âmbito Técnico-profissional, sendo graduado em National Security and Strategic Studies pelo Naval War College, EUA. Militar de abril, pertenceu à Comissão Coordenadora do MFA/Marinha e teve uma participação associativa ativa, tendo integrado em vários mandatos os corpos sociais do Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (Presidente da Direção) e do Clube Militar Naval (Presidente da Assembleia Geral).
É igualmente membro da Confraria Marítima de Portugal. Após deixar o serviço ativo na Marinha, o Almirante Tito Cerqueira tem estreitado os seus laços com a sua terra natal, retomando uma vivência mais próxima e assídua com as suas Instituições e com os seus amigos aqui residentes. É membro da tertúlia “Os Terra da Lâmpada” e é Presidente da Assembleia-Geral dos Amigos do Museu de Ílhavo e da Assembleia-Geral do Núcleo de Marinheiros da Armada de Aveiro (com Sede no Forte).
Embora tenha residido e exercido toda a sua atividade profissional como Oficial da Armada fora de Ílhavo, o Almirante Tito Cerqueira sempre acompanhou interessadamente e ao longo dos anos o que por cá se passava, o viver da Cidade e do Município, das suas Instituições e das suas gentes, e sempre procurou manter os laços de amizade com os seus amigos de infância e juventude. O Almirante Tito Cerqueira é um “ílhavo” orgulhoso da sua terra natal e da sua tradição marítima, que se empenha em preservar e divulgar.
Novembro 2014