- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Festival Cabelos Brancos 2019 mais ambicioso e multifacetado
Festival Cabelos Brancos 2019 mais ambicioso e multifacetado
A Câmara Municipal de Ílhavo aposta, na edição de 2019, num Festival Cabelos Brancos mais ambicioso, mais enriquecedor e multifacetado.
Durante 16 dias, entre 20 de setembro e 5 de outubro, vão acontecer momentos de festa, de criação artística, de expressão cultural, de reflexão sobre o envelhecimento e de reconhecimento do papel da mulher na Maior Idade. São 40 iniciativas entre concertos, oficinas, projetos comunitários, desporto, feira de artesanato e iguarias, terapias assistidas com animais, instalações e percursos artísticos, exposições, cinema, entre outros.
Como destacou a Vereadora do Pelouro da Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo, Fátima Teles, na apresentação pública do evento, que se realizou ontem, «a edição deste ano do Festival vai fazer com que se deseje ter Cabelos Brancos durante muito tempo».
Este ponto alto da atividade sénior no Município de Ílhavo, desenvolvida pela Câmara Municipal e pelas Instituições, mantém o conceito da edição de 2018 repartindo o evento em quatro vertentes: a Arte, alicerçada na criação artística, na fotografia, na escrita, no artesanato e na música, fruto, essencialmente, do trabalho realizado nos diversos Laboratórios que se iniciaram em julho; a Mudança, com espaços de reflexão e desconstrução de conceitos e preconceitos sobre o sénior e o envelhecimento; os Trilhos, que procuram a descoberta de novas comunidades e experiências; e a Tradição, valorizando a identidade e a história.
Tendo como foco principal o papel da mulher no envelhecimento, redescobrindo-a como mulher criativa, experiente e sábia, centrada na figura cultural e musical de Maria Ascensão, o Festival Cabelos Brancos arranca no dia 20 de setembro (sexta-feira) pelas 10h00, estando a abertura oficial agendada para as 10h30, no Jardim Henriqueta Maia (Ílhavo).
Das inúmeras e diversificadas iniciativas que preenchem os 16 dias de festa da Maior Idade, o início do festival será intenso, cabendo o destaque para o concerto da Lena d’Água, na sexta-feira, às 22h00.
Os dois primeiros dias da programação (20 e 21 de setembro) são ainda marcados pelas Exposições “Retratos e Mulheres” (pintura), “Maria Ascensão” (fotografia bordada), “As Mulheres de Ílhavo” (percurso artístico itinerante pelo centro urbano) e pelas Instalações “Aldeia das Mulheres de Pés Descalços” (análise estética do conceito de casa e Mulher), “Todos Nós podemos ser Maria Ascensão” (a voz e as memórias da comunidade) ou a “Máscara” e o “Baile de Quimeras” (projetos comunitários de teatro musical e dança).
No dia 21, sábado, dois momentos merecem relevo: “Vai dar Água”, conversas arriscadas protagonizadas por 22 oradoras que, em 3 minutos e 22 segundos, irão falar sobre a importância do envelhecer; e a ante estreia do filme de Gonçalo Almeida, “O Reino do Espírito”, que conta com a participação especial dos Maior Idade.
Na segunda metade do festival, após a descoberta de novas comunidades do norte e centro de Portugal, através dos Trilhos, Cabelos Brancos apresenta mais propostas especiais.
No dia 27, na Casa da Cultura de Ílhavo, sobe ao palco, pelas 14h00, a peça “Clichés, Aqui Não!” que mistura o teatro com a música e que reflete a necessidade de respeitar o direito à mudança. No dia 30, a Casa Gafanhoa, na Gafanha da Nazaré, abre as suas portas para uma conversa com o antropólogo Nuno Costa sobre o papel da “Mulher Cuidadora”, uma realidade social bem identitária do município.
Uma das novidades da edição deste ano está reservada para o dia 2 de outubro, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, com a realização de um Seminário sobre “O Envelhecer no feminino”, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e a Associação Nacional de Gerontólogos.
Os dois dias que fecham os Cabelos Brancos 2019 são marcados pela festa dos artistas amadores seniores, o “Sarau Maior Idade”, que se realiza no dia 4 de outubro, às 21h00, na Casa da Cultura de Ílhavo.
O último dia do festival está reservado para o concerto solidário organizado pelo Património dos Pobres e que trará a Ílhavo, também na Casa da Cultura (21h00) o Orfeão Universitário do Porto.
O programa completo do Festival Cabelos Brancos 2019 pode ser consultado aqui.
Acompanhe o festival aqui.