Mensagem do Presidente
“Fortes razões fazem fortes ações”
Abraçamos este mandato movidos pela convicção de que as “fortes razões fazem fortes ações”. Tenho a certeza que pelas pessoas, e para as pessoas, vamos superar a nossa capacidade de pensar, a nossa capacidade de fazer e a nossa capacidade de unir.
As pessoas são a nossa prioridade, por isso, a nossa maior aposta será a melhoria das condições de vida de cada um - da criança ao idoso. Só assim poderemos construir uma comunidade coesa, justa e solidária.
Nos próximos anos, são muitos os desafios que temos de responder com vista à melhoria da qualidade de vida, das qualificações, da competitividade da nossa economia, da modernização administrativa e da redução das desigualdades sociais.
Diminuir a taxa de desemprego é um objetivo do qual não abriremos mão. Sem emprego, a dignidade humana está ameaçada. Sem emprego não teremos uma comunidade valorizada.
A adoção de uma política fiscal amiga das famílias e das empresas é o caminho a percorrer para aumentar a atratividade e a competitividade do nosso território.
O desenvolvimento económico, social, cultural e educacional tem que se ancorar na capacidade empreendedora de todos os atores locais, e na criação de condições para o nascimento de projetos empresariais.
Os fundos comunitários não serão o alfa e o ómega da nossa governação, mas trabalharemos com a convicção de aproveitar ao máximo estas verbas para elevar a competitividade da economia local.
Há investimentos na nossa governação que vão marcar as próximas gerações e serão janelas abertas para um futuro mais sustentável nas dimensões económica, social e ambiental.
Na área da saúde, os investimentos na requalificação dos edifícios dos centros de saúde irão proporcionar um melhor acesso aos serviços de saúde por parte dos nossos munícipes.
Os apoios às associações de cariz social estão na nossa agenda, para aumentar a capacidade e a qualidade de serviço à comunidade, nomeadamente às crianças e aos idosos.
Na Proteção Civil, haverá um reforço de meios e de ações com o objetivo de aumentar a formação e a segurança na proteção de bens e a celeridade de resposta em caso de catástrofe.
No puzzle do desenvolvimento integrado do nosso território, a Cultura será uma peça fundamental. As nossas memórias e tradições irão conhecer um renovado impulso com a consolidação de programas culturais, que vão envolver os vários atores do desenvolvimento local em iniciativas e atividades multifacetadas.
Com o abrir a novos mundos tecnológicos e científicos, em colaboração com Universidades e polos de conhecimento, encontraremos investimentos de futuro para os nossos jovens e utilizaremos o conhecimento tão rico adquirido no passado em fontes de inspiração para novos patrimónios comuns.
Os eventos-âncora, que tanto nos orgulham, continuarão a cumprir a missão de projetar a história e o dinamismo do município na região, no país e no mundo, impulsionando o turismo e incrementando a economia local e regional.
Na nossa governação, todos contam! Ouvir as pessoas, ouvir as suas ideias e acolher as suas sugestões e propostas é fundamental para fazermos uma governação aberta e participada.
Asseguraremos que os munícipes encontrem a máxima abertura, disponibilidade, transparência e zelo nos serviços que diariamente lhes prestamos. Por isso, vamos continuar a apostar na melhoria, na modernização e digitalização dos serviços municipais e na desconcentração e agilização dos mesmos, aproximando-os ainda mais das pessoas.
Ambicionamos um Município próspero e moderno alicerçado num exemplar trabalho de cooperação com as juntas de freguesia, as associações, as instituições e as demais entidades locais e regionais.
Move-nos uma vontade enorme de fazer mais e melhor. Chamamos a esta vontade a “causa da esperança”. A “causa da esperança” é um trabalho incessante e permanente, que nunca termina. É também uma causa de todos.
João António Filipe Campolargo
Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo
17 de outubro de 2021
Sessão de Instalação da Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Ílhavo 2021-2025