- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Volume 6 da Revista Argos aborda políticas europeias sobre o Património Marítimo
Volume 6 da Revista Argos aborda políticas europeias sobre o Património Marítimo
A propósito da realização do Seminário “Desafios do Mar Português”, a Câmara Municipal, através do Museu Marítimo de Ílhavo, lançou o sexto número da Revista Argos com o tema “O Mar, um Património Europeu”, numa abordagem às políticas europeias relacionadas com o património marítimo.
A revista conjuga, ainda, a necessidade premente de socializar com os públicos sobre as noções de sustentabilidade dos oceanos através da Literacia Azul e da gestão informada dos recursos marinhos, com variados artigos sobre as políticas europeias e desenvolvimentos da Economia do Mar, sobre experiências patrimoniais e museológicas desafiantes e inspiradoras para um entendimento mais holístico das questões marítimas.
O facto de se tratar de uma revista editada pelo Museu Marítimo de Ílhavo reforça o papel fundamental da Argos como sendo a única revista dinamizadora de museologia, identidade e culturas marítimas em Portugal, retratando o património marítimo num sentido amplo, nele incluindo a paisagem natural e os serviços ecológicos, a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.
Esta sexta edição da revista aborda a Cultura do Mar e Literacia Azul, o Direito, Política e Economia do Mar, a Investigação e Experiência Museológicas Marítimas, terminando com um Dossier Visual que inclui a exposição fotográfica “Uma noite no mar”, de Alfredo Cunha.
Fazendo jus ao seu nome e ao prémio “Trabalho na Área da Museologia” da Associação Portuguesa de Museologia, conquistado em 2015 (dois anos após o seu lançamento - 2013), a Argos continua no processo de consolidação da aposta estratégica do Museu Marítimo de Ílhavo rumo à diversificação dos seus conteúdos, quer numa ótica transdisciplinar, quer englobando contributos de agentes internacionais.
Esta edição, produzida em parceria com a âncora Editora, já está disponível na Livraria do Museu Marítimo de Ílhavo e nas principais livrarias do país.