- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Visita do Ministro do Ambiente ao Município de Ílhavo
Visita do Ministro do Ambiente ao Município de Ílhavo
O mau tempo sentido nestes últimos dias, agravado com a forte ondulação e ventos de sudoeste, provocaram, como todos sabemos, uma situação que há muito se temia que viesse a acontecer no litoral do nosso Município (especialmente desde 2009, altura dos primeiros sinais de erosão), em especial na zona a Sul do Molhe Sul da Praia da Barra.
Após o alerta e o comunicado da Câmara Municipal, foi realizada no dia 3 de janeiro uma visita do Senhor Vice-Presidente da APAmbiente e, no dia seguinte, dos Deputados do PSD, para, no local, tomarem conhecimento da gravosa situação.
Ontem mesmo, o Sr. Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, acompanhado dos Srs. Secretários de Estado do Ambiente e da Administração Local, visitou a Praia da Barra, dando especial atenção à problemática ocorrida e colocando-a na agenda política do Governo. Esta importante visita permitiu ao Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo manifestar de viva voz aos nossos Governantes, de forma concertada, concreta, objetiva e coerente, não só as preocupações, anseios e expetativas da Câmara Municipal, mas também das nossas populações em relação à situação vivida, assim como a urgência da necessidade de uma solução sustentada para a resolução dos problemas da erosão costeira, vivida de forma sistemática desde há alguns anos a esta parte. O impacto provocado pelo temporal que assolou todo o nosso País e que, assustadoramente, vem sendo crescente desde pelo menos o ano de 2009, provoca em todos nós um sentimento de profunda ansiedade, que nos leva a recordar a situação vivida nesta mesma zona nos últimos anos da década de 70 do século passado e que, naturalmente, não desejamos nem queremos voltar a viver.
Estamos convictos que só uma intervenção de fundo em toda esta zona poderá evitar de forma efetiva as grandes preocupações que sempre acontecem quando a agitação marítima e as condições meteorológicas se sucedem de forma semelhante às ocorridas ultimamente.
O reconhecimento da referida problemática, tão bem ilustrada pela situação vivida no local e da qual resulta o comungar das preocupações manifestadas, com as quais nos congratulamos, permitem-nos acreditar que estamos no bom caminho para encontrar um conjunto de soluções que certamente irão permitir, a curto e médio prazo, a aplicação em toda esta zona de uma intervenção sustentada.
O enchimento da praia com areia de forma a compensar o défice que atualmente se verifica nesta zona, e que poderá passar por uma intervenção junto ao Molhe Sul para criar uma bolsa de estabilização de areia, a requalificação dos passadiços existentes, atualmente danificados pelo temporal, o quebrar das correntes marítimas de sul para norte que nesta zona se verificam e que estão associadas aos fenómenos erosivos constatados, com obras de engenharia costeira mais pesadas que constituem investimentos de emergência e que porventura podem levar à construção de um esporão a implantar entre o molhe sul da barra de Aveiro e o esporão existente imediatamente a sul, e a sua requalificação bem como a dos restantes que se encontram na área territorial do nosso Município, foram intervenções equacionadas e discutidas na visita.
A este respeito foi desde já prometido que, até ao início do próximo verão, se procederá ao enchimento de areia na praia afetada, numa intervenção com o valor estimado de 850.000€, minorando assim o défice que na mesma se verifica. As restantes intervenções, nas quais se incluem o repensar dos equipamentos e apoios de praia tão necessários ao seu uso sustentado e à garantia da segurança e vigilância balneares, serão definidas e previstas na sequência do novo Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Ovar-Marinha Grande em fase final da sua execução.
Estamos convictos e queremos acreditar que a sensibilidade dos nossos Governantes para os problemas que no local se verificaram, dão-nos as necessárias garantias de que a intervenção a efetuar permitirá uma resposta capaz e eficaz.