- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Uma Colher de Conversa com… Teresa Reigota
Uma Colher de Conversa com… Teresa Reigota
A Câmara Municipal de Ílhavo vai dar início na próxima sexta-feira, dia 3 de março, pelas 14h30, no Fórum Municipal da Maior Idade, a uma nova rubrica intitulada “Uma Colher de Café com...”, especialmente dirigida aos seniores inscritos nos Espaços Maior Idade, mas aberta à comunidade sénior em geral.
Esta iniciativa consiste, a pretexto do ambiente de convívio em torno de um café, na manutenção de uma conversa informal com pessoas mais velhas da comunidade, que partilharão o seu percurso de vida. Esta primeira "Colher de Café Com..." será servida na companhia da Prof.ª Teresa Reigota.
"Uma Colher de Café Com..." vai ter uma periodicidade bimestral, acontecendo na quarta sexta-feira, estando agendada nova conversa para o dia 28 de abril.
Teresa Reigota, natural da Gafanha da Nazaré, amante da Terra que a viu nascer, fundou em 1984, ao lado do seu marido, Prof. Reigota, o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo.
Foi lendo, ouvindo, anotando, escrevendo tudo o que pudesse ser útil para a preservação do património da sua Terra e do Rancho a que pertence desde a primeira hora. Fruto desse trabalho, lançou em, outubro de 2009, o livro “Gafanha... o que ainda vi, ouvi e recordo”, e quatro anos depois, aquando da inauguração do Museu Etnográfico e Sede do Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, curiosamente a antiga Escola Primária da Boavista, batizou o seu livro com o nome de “Gafanha... Retalhos do passado”.
Para além do exercício das suas funções como professora do Ensino Básico e de integrar o grupo fundador do Rancho Regional, a veia estudiosa de Maria Teresa Reigota tem-se afirmado no âmbito da investigação e da recolha das tradições etnofolclóricas, aproveitando a sua faceta de reter na mala das recordações retalhos do passado para as contar e divulgar com sentido verdadeiramente pedagógico e cultural.