- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Rota das Padeiras aposta na Valorização do Pão de Vale de Ílhavo
Rota das Padeiras aposta na Valorização do Pão de Vale de Ílhavo
Vale de Ílhavo e as suas tradições estiveram em festa, no passado fim de semana, com a realização da Rota das Padeiras, promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”.
A edição deste ano registou uma maior afluência de público, tendo as cerca de 3.000 pessoas esgotado, em ambos os dias, o pão e os folares das padeiras e padeiros.
A grande novidade de 2019 foi a apresentação do Programa Municipal de Valorização de Produtos Locais, promovido pela Autarquia, que elegeu o Pão de Vale de Ílhavo para primeiro produto deste programa.
Os objetivos principais do projeto de valorização do Pão de Vale de Ílhavo são a proteção da genuinidade do método de confeção, a promoção e valorização comercial, a valorização patrimonial nas redes nacionais de produtos tradicionais e garantir a sustentabilidade futura deste produto, através da continuidade da sua produção e com projetos de inovação e empreendedorismo que sustentem essa continuidade, em todas as dimensões do fabrico do pão.
A Rota das Padeiras apresentou mais novidades, como a nova organização e disposição do espaço onde se realizou o evento, com a colocação de um palco de suporte à programação cultural e a criação de uma zona específica de alimentação.
Programa para todos
A edição de 2019 iniciou com dois dias dedicados aos públicos escolar e sénior, este último também uma novidade. Várias escolas, do município e municípios vizinhos, visitaram Vale de Ílhavo, permitindo às crianças terem um contacto muito direto com a história local do pão, as moagens e a tradição da cestaria. Além disso, ainda tiveram a oportunidade de “meter a mão na massa” e experimentarem parte do processo de fabrico do pão.
Já os seniores passaram um dia bastante ativo na sede da Associação “Os Baldas”, com várias atividades, entre as quais se destacam a primeira edição do concurso “A minha pada é melhor que a tua”, com a participação de 16 padas recheadas, e a sessão de “Objetos com História - conversas partilhadas”, com vários convidados da comunidade local que falaram das suas memórias e vivências.
Pela noite dentro, de 29 para 30 de março, algumas das padeiras abriram a porta das suas padarias e convidaram os participantes a viver a experiência de fabricar e de degustar o pão à saída dos fornos a lenha, uma experiência restrita a 45 participantes que desde cedo esgotaram as inscrições.
A abertura oficial da Rota das Padeiras aconteceu no dia 30 de março, a partir da estátua da Padeira, dando início a um fim de semana com várias propostas e atividades, destacando-se as oficinas de costura de sacos de pão, de fabrico das padas e do folar de Vale de Ílhavo, do inovador pão de salicórnia, complementadas com momentos de música, dança e teatro de marionetas, ou com as performances dos Cardadores e do Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo.