- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Regresso ao futuro: da música aos rostos, o Festival Rádio Faneca olha para o amanhã
Regresso ao futuro: da música aos rostos, o Festival Rádio Faneca olha para o amanhã
À semelhança de Marty McFly, a personagem de Michael J.Fox em “Regresso ao Futuro”, precisamente neste último, será impossível que se passe um Festival Rádio Faneca sem que viaje até aos anos 50, de que datam as primeiras histórias das famosas cabines no Jardim Henriqueta Maia, então batizadas de “Rádio Faneca”, de onde saíam memoráveis anúncios publicitários e pouco discretas cantigas de engate. E porque foi esse passado que inspirou este festival, que ativa o jardim central da cidade de Ílhavo e uma série labiríntica de becos que o circundam, não é este que o impede de se renovar a cada edição e esta, que é a quinta, e acontece de 2 a 4 de junho, é marcada por olhar, essencialmente, para o futuro.
A premissa é idêntica à dos anos anteriores: este é um festival em que a comunidade é essencial no apoio à criação artística, a que se juntam, todos os anos, artistas convidados em diferentes áreas, inspirados nas memórias e na riqueza material e imaterial do território ilhavense. Este ano, o programa do Festival Rádio Faneca conta com os já emblemáticos projetos da Orquestra da Bida Airada, da Casa Aberta e dos Becos de Pés, bem como com os concertos inusitados, os espetáculos no jardim, o cinema drive-in e uma rádio que volta a servir os apaixonados.
Veteranos, repetentes e caloiros: este ano a música tem a escola toda
O Jardim Henriqueta Maia e os becos ilhavenses, onde se destacam garagens, varandas e outros sítios igualmente improváveis, são palcos possíveis no festival Rádio Faneca. Não é um festival de música, mas também é um festival de música.
De baladeiro de suiças repetente à cabeça (Úria já trovou aos bacalhaus em 2015), este ano a música arranca nos anos 80 e viaja sabe-se lá até onde isto de se fazer boa música os vai levar. A sexta-feira é exclusiva ao Jardim Henriqueta Maia onde os Tranglomango prometem uma fusão de rock com acordeão capaz de “animar a morúmbia de qualquer cemitério de paróquia”, seguidos banda ilhavense dos anos 80 Edevez e do também ilhavense DJ Roger, que promete funk, soul e rock’n’roll.
Sábado é dia de saltar de beco em beco, mapa na mão, não fiando na bússola que são os sentidos, o caloroso Valter Lobo abre o jogo, seguindo-se o indie folk desajeitado dos The Oafs, logo depois os ares africanos de Mu Mbana, a dança da “Viagem” de Filipa Francisco passa pelo Jardim Henriqueta Maia, e os concertos regressam com os poderes telepáticos, dizem, dos Palankalama. A noite cai, a viagem cósmica dos Memória de Peixe ocupa o Jardim Henriqueta Maia e, logo depois, Samuel Úria, de álbum novo na sacola, espalha brasas no palco principal, depois de ter encantado os bacalhaus na edição de há dois anos do festival Rádio Faneca. A fechar a noite, especiarias: a música do mundo dos Colorau Som Sistema.
O último dia do festival tem o espetáculo mais inédito de todos: a Orquestra da Bida Airada, esta pelo menos, só atua desta vez. É às 17:00, no Jardim Henriqueta Maia. À noite, os bacalhaus mantém o direito à música e é S.Pedro, que desta vez ajuda faça chuva ou lá fora, que ocupa o Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo.
Este ano há Rádio Faneca online
Além deste alinhamento musical, há um programa intenso para toda a família, que é divulgado nos próximos dias, no site e redes sociais do festival. Em dois dos projetos âncora do festival, a Casa Aberta e o Becos de Pés, a comunidade está a ser desafiada a trabalhar o futuro. No cinema drive-in, que acontece no domingo à noite, o filme “Regresso ao futuro” faz as honras da (praça da) Casa da Cultura.
A rádio, ativa nos três dias do festival Rádio Faneca, transmite alegria em 103.9 FM e este ano, pela primeira vez, também online. O Festival Rádio Faneca regressa a Ílhavo de 2 a 4 de junho.
O Rádio Faneca
O Festival Rádio Faneca surge em 2012, organizado pela Câmara Municipal de Ílhavo. O festival ocupa os jardins e ruas do centro histórico da cidade de Ílhavo, cruzando elementos dos mais variados domínios da atividade artística e cultural, reunindo projetos artísticos profissionais e amadores. Promove concertos, alguns em sítios improváveis, bailes, cinema, uma emissão de rádio no jardim, jogos e atividades para crianças e histórias encenadas pelos becos da cidade.
Uma das premissas do festival é o envolvimento da comunidade, através de projetos artísticos que convidam a população a ter uma participação ativa na preparação e apresentação do evento. Os recursos materiais e imateriais do território são a orientação temática do festival e o ponto de partida é a sua identidade, cultura e história, motivos pelos quais este evento só poderá acontecer no concelho de Ílhavo. O Festival Rádio Faneca desenvolve projetos que assentam nas lembranças da vivência do Centro Histórico de Ílhavo, dando-lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias.
Alinhamento
Sexta-feira
Tranglomango
Edevez
Dj Roger
Sábado
Valter Lobo
The Oafs
Mu Mbana
A Viagem - Filipa Francisco
Palankalama
Memória de Peixe
Samuel Úria
Colorau Som Sistema
Domingo
Orquestra da Bida Airada
S.Pedro
Mais em: www.festivalradiofaneca.pt
Facebook: Rádio Faneca
Instagram: radiofaneca