- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Quinze Anos a Liderar a Câmara Municipal de Ílhavo
Quinze Anos a Liderar a Câmara Municipal de Ílhavo
Assinalam-se hoje os quinze anos da minha tomada de posse como Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) e de um conjunto de Cidadãos que assumiu o compromisso de ser “Uma Equipa Prá Mudança” num Município que tinha uma enorme necessidade de crescimento e desenvolvimento, de novo rumo.
Liderei quatro Equipas de Eleitos, de Colaboradores e Funcionários do Município, que rapidamente implementaram a aposta, a lógica e um ritmo intenso de trabalho pelo desenvolvimento do Município de Ílhavo, conseguindo materializar uma obra importante, nas dimensões física e imaterial, que é globalmente reconhecida como muito positiva porque relevante para a vida dos Cidadãos.
Uma referência global e de agradecimento a todos pelo seu trabalho e pela sua dedicação, com uma referência nominal especial às duas Pessoas que me acompanham desde o primeiro dia na governação do Município, com um papel da maior relevância e importância: os Vereadores Eng. Fernando Caçoilo e Eng. Marcos Ré. A todos o meu Bem Haja.
Este não é um texto de balanço, porque o balanço final será feito nos próximos meses por força de este ser o meu último mandato de liderança da CMI, e da obrigação perante a história de contar e deixar escritas histórias que a intensidade do dia a dia e a oportunidade das circunstâncias, determinou deixar para outro momento.
Este é um texto de assinalamento de quinze anos de serviço público tendo a CMI como instrumento de ação, destacando alguns aspetos que marcam esse passado, que vivemos no presente e que são parte do futuro que temos pela frente.
Anoto, com notas sumárias, cinco aspetos: o desenvolvimento integral, os fatores de diferenciação, o investimento, a Educação, a afirmação política e Portugal.
A aposta de gerir o Município de Ílhavo como um todo, de forma integral, como uma entidade única, como uma cidade com espaços diferentes e muito diversos, com 76 km2, com quase 40.000 habitantes, com milhares de Emigrantes espalhados pelo Mundo, e recetora de centenas de milhares de pessoas todos os anos, foi e é a opção estruturante dos mecanismos de gestão política e de desenvolvimento que concretizámos, mobilizando os obreiros para a mesma causa.
Para “bandeira diferenciadora” do Município de Ílhavo, escolhemos aquela que tinha passado e heroísmo, história e histórias de exceção, presente e futuro, dimensão internacional, profundidade relacional dos Cidadãos, caráter único na dimensão material e imaterial, dimensão épica e atitudes únicas de coragem, de dádiva e de competência do Homem.
Em Janeiro de 1998 decidimos que a âncora base da promoção do Município de Ílhavo, que a tal “bandeira”, era essa história extraordinária da pesca e de toda a atividade industrial e económica do Bacalhau, utilizando o Mar como elemento de referência para enquadrar essa aposta.
Esses dois elementos – Mar e Bacalhau - são materializados no slogan que escolhemos para o Município - “O Mar por Tradição” – com o investimento no Museu Marítimo de Ílhavo, com a sua nova dimensão tripla – museu, investigação e aquário – e o seu Navio Museu Santo André, que se referencia em “Ílhavo, Capital Portuguesa do Bacalhau”.
O investimento intenso foi uma caraterística distintiva e relevante destes quinze anos. Grande na dimensão, diverso nas funções cumpridas, equilibrado na gestão financeira global da CMI e muito conquistador do seu principal alimentador: os Fundos Comunitários que a nossa União Europeia nos foi colocando como oportunidade, e que soubemos aproveitar ao nível dos melhores Municípios.
Na gestão política, no investimento, na relação com os Parceiros, a Educação foi, é e será, a primeira das prioridades da governação da CMI, numa opção de colocar sempre em primeiro lugar as nossas Crianças e Jovens, numa relação de Comunidade que aposta no seu património principal como atitude óbvia e estruturante.
Nas tarefas que concretizámos neste caminho, assumimos sempre uma aposta na dimensão Municipal do mandato que recebemos, mas levámos para a dimensão intermunicipal da nossa Região de Aveiro e nacional a vários níveis (ANMP, Cluster do Mar, entre outras), a presença e a participação ativa do Município de Ílhavo como parte dessas dimensões, que a elas aportou muito e que delas recebeu ganhos relevantes com a capacidade de realizar dessas entidades.
Integramos várias estratégias de eficiência coletiva, numa atitude de Equipa Institucional mais capaz de realizar por somatório de competências. Neste âmbito as Associações de direito privado sem fins lucrativos têm um lugar muito especial pela importância do seu trabalho e pelo exercício e exemplo de cidadania dos seus dirigentes voluntários.
Trabalhámos sempre por um Portugal melhor, dando contributo a vários níveis para essa tarefa, que agora mais do que nunca, precisa de todos nós, Autarcas e Cidadãos, para que possamos deixar aos nossos Filhos uma terra bem melhor do que a boa terra que recebemos dos nossos Pais.
O Município de Ílhavo cresceu em notoriedade e em visibilidade, alcançou um bom nível na sua afirmação política regional e nacional, é exemplo de desenvolvimento em várias áreas, tem presença notada nalguns espaços e redes internacionais, em consequência da ação destes quinze anos da sua Câmara Municipal, em boa parceria com os seus Cidadãos e as suas Empresas empreendedoras e determinadas em estar bem presentes no futuro que temos à nossa frente.
Seguimos determinados em realizar a cada dia, Mais e Melhor pela Nossa Terra, cumprindo com lealdade e determinação o mandato que os Cidadãos nos atribuíram, mantendo em alta a capacidade de lutar, de sonhar e de sermos felizes.
José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo
(12 JAN 1998 / 12 JAN 2013)