- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Projeto “estrelas-do-mar em águas portuguesas”
Projeto “estrelas-do-mar em águas portuguesas”
Em 2014 no Oceano Pacífico foram observadas várias espécies de estrelas-do-mar mortas ou em estado muito grave, sendo que após a análise levada a efeito pelos investigadores da Universidade da Califórnia/Santa Cruz concluiu-se que a origem era um vírus (o densovírus). Os investigadores prosseguem os estudos no sentido de apurar quais as condições que permitiram o surgimento do vírus nos ataques às estrelas-do-mar.
É assim nesta sequência que o Departamento de Ecologia Marinha do Centro Português de Atividades Subaquáticas (CPAS) e a investigadora Joana Micael da Universidade dos Açores, criaram o Projeto “Estrelas-do-mar em Águas Portuguesas”, com o objetivo de monitorizar as nossas estrelas-do-mar, quer à superfície (nas rochas e poças da maré), quer em profundidade (através do mergulho), a fim de poder detetar as primeiras ocorrências e averiguar o estado de conservação das mesmas.
A Câmara Municipal de Ílhavo associa-se desde já a este importante projeto, e aos estudos de investigação que com o mesmo a Universidade dos Açores pretende desenvolver, enquadrando-o desde logo no conjunto alargado de projetos de defesa e proteção do litoral que vimos a preconizar: coastwatch europe; monitorização nacional do lixo marinho (segundo a Convenção de OSPAR); Semana Municipal da Biodiversidade; entre outros.
Mas este é também um projeto alargado a toda a Comunidade, que pode participar com os elementos abaixo indicados e com o seu envio para o e-mail ambiente@cpas.pt :
- Fotografias das estrelas-do-mar (estado saudável e não saudável) – se possível com escala;
- Local: Concelho, Freguesia e praia/spot;
- Coordenadas geográficas e,
- Profundidade.