- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Projeto “coastwatch europe”
Projeto “coastwatch europe”
O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo inúmeros voluntários espalhados por toda a Europa (Escolas, Agrupamentos de Escuteiros, Associações, ONGAs, Famílias, grupos de amigos, outros) e tendo por base uma abrangente gama de temáticas (Biodiversidade; Resíduos; Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Contaminação; Pressões …).
Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, sendo um projeto ao qual a Câmara Municipal de Ílhavo se associa pelo 14.º ano consecutivo.
Este importante instrumento de educação para a cidadania ambiental, assume desde logo várias importantes NOVIDADES:
- O novo tema anual – “Coastwatch Portugal: Vamos devolver os Rios às Praias” – como forma de alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma ativa e continuada, no desenvolvimento sustentável de uma parte absolutamente vital – os Rios – para a qualidade do Mar e do Litoral, do qual tanto gostamos de usufruir.
- O facto da campanha portuguesa do coastwatch, ter sido selecionada como uma das melhores 11 práticas que visam reduzir a quantidade de lixo marinho nos mares da Europa.
- Ter disponível, este ano letivo, mais uma pequena parte de um dos braços da Ria (Canal do Bôco) que a recente intervenção na denominada Via do Conhecimento veio permitir e colocar a desafio.
- A existência de uma Plataforma Nacional para a inserção dos dados recolhidos pelos diferentes participantes.
- A possibilidade de dinamizar uma ação prática de limpeza do BLOCO alvo de estudo.
- E finalmente a dinamização de uma aula teórico-prática, em contexto de sala de aula, a realizar ainda durante o primeiro período escolar e onde se abordarão os principais aspetos subjacentes à saída-de-campo.
Este exercício europeu de monitorização assume uma forte componente de instrução e informação pedagógicas, a qual acaba por valorizar a preservação do ambiente litoral, alterar padrões de comportamento e em simultâneo proporcionar o fácil envolvimento voluntário de alunos, professores e cidadãos, estimulando ainda à participação da comunidade. Desta forma, originam-se consequências práticas e sistemáticas nas diferentes comunidades educativas, formando-se assim “adultos” mais preocupados e conscientes.