- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Prémio Octávio Lixa Filgueiras está de regresso para a 4.ª edição
Prémio Octávio Lixa Filgueiras está de regresso para a 4.ª edição
A 4.ª edição do concurso bienal “Prémio Octávio Lixa Filgueiras” já tem processo de candidatura aberto e normas de participação disponíveis, estando agendado para o dia 16 de novembro o anúncio do autor e título do trabalho premiado, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Mar.
Este Prémio, promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo, da Câmara Municipal, tem um valor monetário de 2.500 euros e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação inéditos e realizados no âmbito da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.
As candidaturas devem ser formalizadas até ao dia 31 de maio, através de formulário disponível aqui, entregues pessoalmente ou envidas por correio para o Museu Marítimo de Ílhavo ou, também, por email para ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt. No que respeita à entrega dos trabalhos a data limite é o dia 30 de agosto.
O “Prémio Octávio Lixa Filgueiras” foi instituído em 2012 e destina-se a promover investigação relevante sobre cultura marítima. A Autarquia pretende, desta forma, evocar e divulgar a obra e memória do Professor Arquiteto Octávio Lixa Filgueiras, um dos mais reconhecidos investigadores portugueses em temas de Cultura do Mar.
Através desta distinção, permite ao Museu Marítimo de Ílhavo afirmar-se como relevante instituição museológica, divulgando e valorizando o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras, um espólio documental do investigador que foi doado e incorporado em regime de doação, a título definitivo, em 2012. Este espólio é composto por cerca de 6 mil títulos bibliográficos de diversas áreas científico-culturais, centenas de manuscritos e dezenas de planos e fotografias de embarcações tradicionais portuguesas.