- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Pelouro da Maior Idade – Relatório da Atividade 2015
Pelouro da Maior Idade – Relatório da Atividade 2015
O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório de Atividade do Pelouro da Maior Idade respeitante ao ano de 2015.
Em 2015 a Maior Idade consolidou em muito a intervenção em desenvolvimento desde anos anteriores sendo um dos objetivos mais prementes manter os seniores do Município mais ativos e mobilizados para a vida comunitária.
Peça central do Pelouro da Maior Idade, o Fórum Municipal da Maior Idade constitui um elemento de corresponsabilização e de parceria ativa entre todos os parceiros e regista uma utilização diária de cerca de 50 utilizadores (mais 10 que em 2014), seja pelos utentes do Espaço de Convívio da Junta de Freguesia da Nazaré, do Espaço Sénior da Obra da Providência, Programa de Atividade Física do Movimento Maior, dos Espaços Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo. O espaço é também utilizado pelos parceiros para realização de atividades propostas pelos próprios, prestando-lhe uma dinâmica muito própria.
No que diz respeito à atividade dos Espaços Maior Idade, esta encontra-se organizada por anos letivos, tendo desfrutado das ações dos Espaços Maior Idade um total de 1.316 pessoas no ano letivo 2014/2015.
O Movimento Maior é um programa de atividade física que, tal como os Espaços Maior Idade, tem o seu funcionamento associado à organização de um ano letivo, com início em setembro de um ano e conclusão em julho do ano subsequente, registando a 31 de dezembro de 2015, um total de 337 pessoas inscritas. Em janeiro de 2016, iniciou uma nova modalidade, Zumba, em que as grandes bases são a alegria, o ritmo e a animação. O Zumba sénior apresenta benefícios para as articulações, sistema cardiorrespiratório e circulação, mas é sobretudo um ótimo estimulante do bom humor.
A Semana da Maior Idade/Viver Solidário, que decorreu de 14 e 20 de setembro, registou uma participação muito significativa, destacando-se as visitas culturais a Chaves e Vila Real, Nazaré (almoço com animação musical) e Vigo e Viana do Castelo com a presença de 1.142 pessoas, e o Sarau da Maior Idade, que praticamente lotou o Centro Cultural de Ílhavo com cerca de 500 pessoas.
O ano de 2015 foi marcado de forma indelével pelo nascimento de dois projetos pioneiros que foram alvo de grande interesse: o TeatralIdades e o Idolíadas. No primeiro, o teatro é usado como um canal de expressão para as lembranças dos seniores, abrindo novas vias de comunicação entre gerações, proporcionando melhorias ao nível da autoestima e autoconhecimento por meio da cultura e da socialização. O segundo revelou-se um projeto de extrema importância para todos os participantes, na medida em que promove o envelhecimento ativo através da arte, bem como as relações interinstitucionais e intergeracionais. Ambos os projetos estão já na sua II Edição neste ano de 2016.