- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Olhar por Dentro: os percursos inéditos do património e da história de Ílhavo deram um livro
Olhar por Dentro: os percursos inéditos do património e da história de Ílhavo deram um livro
O filósofo Heráclito disse algo sobre ser impossível passar no mesmo rio duas vezes. Terá mudado o rio, ou ter-se-á alterado quem se aventura nele. É também pouco provável replicar os mais de 20 percursos organizados pelo 23 Milhas, projeto cultural Município de Ílhavo, e pela parceira Talkie-Walkie, através e a partir do património histórico e cultural de Ílhavo durante os quatro anos em que aconteceram as visitas “Olhar por Dentro”, mas é para que todos possam entrar nesse rio também, que agora se lança um livro sobre esses percursos e, sobretudo, sobre os olhares que os construíram sobre e sob eles: “Olhar por dentro: Percursos da arquitetura de Ílhavo”.
O lançamento acontece este sábado, às 18:30, na Casa da Cultura de Ílhavo, com uma conversa com os organizadores do projeto e alguns dos especialistas que contribuíram tanto para as visitas, como para o livro, mas não fica por aí: inaugura-se também uma exposição fotográfica com algumas das imagens que resultam de um desafio lançado a três fotógrafos da região para captar o território ilhavense, dos becos do centro histórico à zona portuária, de Cimo de Vila à Vista Alegre. Além disso, no mesmo dia, a partir das 10:00, acontece uma última edição especial do Olhar por Dentro, que cruza os olhares do geógrafo Álvaro Domingues e do geólogo Paulo Morgado sobre o Porto de Aveiro.
O ciclo de visitas “Olhar por Dentro”, que se iniciou no dia 12 de novembro de 2016, foi desafiando, mensalmente, profissionais de áreas distintas, desde a Arquitetura à História, da Geologia ao Design, para olharem e pensarem Ílhavo de diversos pontos de vista: a sua paisagem, a sua construção, os muitos movimentos arquitetónicos presentes nas suas fachadas, os seus edifícios (por dentro e por fora), as suas pessoas e os seus ritmos de vida e circulação.
Foram, todas estas, visitas muito diferentes, orientadas por um especialista e pelo seu contexto e conhecimento, que permitiram ao público refletir sobre matérias tão distantes como o processo de projeção e construção das instalações sanitárias de um cemitério, entretanto premiadas, até à história da Barca da Passagem, que já não materializa a sua travessia, mas cuja visita foi desaguar ao não menos interessante e real piso da memória.
Todos estes percursos estão descritos e mapeados nesta publicação, sendo que alguns dos textos são escritos pelos próprios orientadores das visitas e que, para além dos percursos e das fotografias presentes na exposição, foram ainda desafiados três especialistas em Arquitetura, História e Geologia para pensar o território à luz das suas áreas e dos seus olhares.
Este livro é não só um espólio de incansável tempo e ternura de quem fez parte destes sábados e de todos os tempos atrás deste tempo, mas também um convite para continuar a olhar, a percorrer e a descobrir o território, usando agora essa arma poderosa que é o próprio olhar.
O lançamento deste livro arranca às 18:30, na Casa da Cultura de Ílhavo, com uma conversa que junta os convidados Álvaro Domingues, Paulo Morgado, Sofia Senos, Matilde Seabra, Luís Sousa Ferreira e o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo. Segue-se a inauguração da exposição que reúne as imagens dos fotógrafos Bruno Almeida, João Roldão e Pedro Mostardinha.
As inscrições para o último Olhar por Dentro - Por terras portuárias - são gratuitas e podem ser feitas até 9 de setembro na bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo ou através do e-mail bilheteira.23milhas@cm-ilhavo.pt.