- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- O Laboratório do Envelhecimento esteve representado em Bruxelas
O Laboratório do Envelhecimento esteve representado em Bruxelas
Alzira Carrapichano, Vitória Sousa e Isabel Martins estiveram na semana passada no Parlamento Europeu, para mostrar elementos do artesanato que se desenvolve no Município de Ílhavo, bem como para conhecer o trabalho desenvolvido por outros artesãos.
Durante a estadia, tiveram a oportunidade de ir à Escola DER KElen, onde aprenderam novas técnicas de pintura, bem como visitar museus/oficinas, onde procuraram inspiração para a criação de novos produtos.
A viagem a Bruxelas foi o culminar do curso “CRAFT 50 +”, desenvolvido pela Cooperativa Aproximar, no Laboratório do Envelhecimento, para a formação de dez artesãos com mais de 50 anos.
Em jeito de partilha, as três artesãs ilhavenses levaram um azulejo com as marcas do Laboratório do Envelhecimento e da Aproximar, personalizado com uma técnica inovadora de impressão, aplicada por Acácio Moreira, com o apoio da Oficina da Formiga.
Financiado pelo Erasmus+, o “CRAFT 50 +” desenvolveu-se em vários países, como Itália, Roménia, Bulgária, Geórgia, Bélgica e Chipre. Com a duração de um mês, o curso proporcionou aos participantes novos métodos de divulgação do produto - o que incluiu fotografar e filmar os seus artigos, utilizar as redes sociais, criar um website e uma loja online, conceber um portfólio digital e desenvolver o storytelling. Os produtos dos artesãos foram integrados numa Plataforma Europeia de Artesanato, permitindo alcançar novas vendas e públicos.