- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- No Feriado Municipal de Ílhavo serão entregues 11 medalhas
No Feriado Municipal de Ílhavo serão entregues 11 medalhas
Na segunda-feira de Páscoa, dia 18, o Município de Ílhavo comemora o seu Feriado Municipal.
As cerimónias iniciam às 10h30, nos Paços do Município, com o hastear das Bandeiras e a atuação da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
Às 10h45, decorre a Sessão Solene Comemorativa, no Salão Nobre.
O ponto alto desta celebração acontece às 16h, na Casa da Cultura de Ílhavo, com a atribuição das Condecorações Honoríficas Municipais a personalidades e entidades de reconhecido mérito.
O programa comemorativo encerra com um Recital de Canto e Piano, pela Soprano Inês Margaça e a pianista Filipa Cardoso.
Condecorações Municipais 2022
MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL – ACOBREADA
A Associação Cultural e Recreativa “Os Palheiros” da Costa Nova, constituída em 1997, divulga as tradições e costumes da Costa Nova, através do folclore, e desenvolve atividades promoção da cultura popular e da conservação das mais ancestrais tradições etnográficas ilhavenses.
Ao longo da sua existência, a Associação organizou diversos eventos de índole cultural e recreativa, destacando-se o Festival de Folclore “Os Palheiros” da Costa Nova.
É presença assídua em festivais nacionais e internacionais, assim como nas Marchas Sanjoaninas, tradições antigas que se pretendem manter vivas nas gerações mais jovens, estimulando o convívio intergeracional e dignificando assim o Município e as Gentes de Ílhavo.
MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO – ACOBREADA
A Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré (ANRGN), fundada em 1996, representa, defende e promove os direitos dos seus associados, no campo náutico recreativo e cultural.
O crescente número de sócios e aficionados pela pesca desportiva e pela náutica de recreio estimulou a ANRGN a investir, ao longo dos anos, na requalificação do local que lhe foi concessionado pela Administração do Porto de Aveiro, situado na área do Porto de Pesca Longínqua.
Desde a sua fundação, a Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré é responsável pela criação e manutenção de condições, na freguesia da Gafanha da Nazaré, que permitam o parqueamento de embarcações a motor, em água e em terra.
MEDALHA DE MÉRITO SOCIAL – ACOBREADA
Tânia Silva, Delegada de Saúde, representa os profissionais dos centros de saúde do Município de Ílhavo nesta distinção. Tânia Silva é Assistente da Carreira Especial Médica de Saúde Pública, Delegada de Saúde do ACES Baixo Vouga desde 2015.
Durante os dois anos de pandemia demonstrou liderança, abnegação, caráter, inteligência, profissionalismo e sentido de serviço público.
MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL – PRATEADA
Maria Jacinta Bola Ramos nasceu em 1971, na Gafanha da Nazaré. Cantora de jazz com carreira internacional e 8 discos no mercado, Jacinta é detentora, com edição na Blue Note Records, do único disco de ouro da história do jazz português - Tribute to Bessie Smith, com mais de 25 mil exemplares vendidos.
Jacinta é professora efetiva na Universidade Federal do Piauí e é doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho, Portugal. Realiza pesquisa na área da improvisação jazz vocal que experiencia há mais de 20 anos. É mestre em jazz performance pela Manhattan School of Music, Nova Iorque, instituição onde lhe foi atribuída uma bolsa de estudos completa na área do canto jazz. É também licenciada em composição clássica pela Universidade de Aveiro. Recebeu diversos prémios e nomeações, como a de melhor jovem artista de jazz da Europa.
MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO – PRATEADA
A basquetebolista Joana Soeiro nasceu em 1995, na Gafanha da Nazaré. Em 2001, com apenas 6 anos de idade, seguiu os passos do irmão que jogava no Grupo Desportivo da Gafanha (GDG). As dez épocas ao serviço do clube da Gafanha, partilhada em três delas com os Centros de Alto Rendimento, contribuíram para a sua formação e evolução enquanto atleta.
Em 2012, mudou-se para Lisboa e realizou a sua primeira época na Liga Feminina ao serviço do Sport Algés e Dafundo, sagrando-se campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal.
Dois anos depois, Joana Soeiro deu o salto para os Estados Unidos da América e ingressou na Universidade de Marian, no Estado de Indiana, para estudar Gestão e continuar a desenvolver o seu talento. Em quatro épocas, a sua universidade apurou-se, por três vezes, para o Campeonato Nacional e bateu vários recordes históricos coletivos: maior número de jogos ganhos em casa e menor número de jogos perdidos, bem como o maior número de jogos ganhos numa só época.
Em 2019, assinou pelo Sport Lisboa e Benfica e, em pouco tempo, ajudou o clube da Luz a conquistar vários títulos: uma Taça Vitor Hugo, uma Taça de Portugal, um Campeonato Nacional e, mais recentemente, uma Supertaça.
MEDALHA DO MUNICÍPIO – PRATA
Hélder Bartolomeu nasceu em Ílhavo, em 1954. Formado em Engenharia Civil, em 1976, começou a trabalhar em empresas de madeira e construção civil, em lugares de chefia e direção. Com apenas 16 anos, iniciou o seu percurso associativo no Illiabum Clube como cofundador da Secção de Cinema e Fotografia.
Em 1992 assumiu o cargo de Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. No início do mandato, o corpo de Bombeiros era constituído por cerca de 40 Bombeiros, com 5 funcionários permanentes, 3 ambulâncias e 4 carros de incêndio e vivia-se um período de dificuldades financeiras.
Hélder Bartolomeu orgulha-se de ter assistido à concretização de um sonho: a inauguração do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, em 2016. O novo quartel foi idealizado e construído para criar as devidas condições operacionais e albergar uma Corporação em crescimento, fazendo com que, em cada dia, o lema “Vida por Vida” seja uma luta constante de tenacidade e determinação e de continuado sucesso. Hélder Bartolomeu cessou funções em 2021.
MEDALHA DO MUNICÍPIO – VERMEIL
Arlindo Valente Domingues Prina nasceu em 1952, tendo sido exemplo de cidadania pelo seu envolvimento no associativismo cultural, social e desportivo até 2020, ano do seu falecimento.
Foi vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, entre 1994 e 1998, assim como dirigente local do CDS-PP. Foi durante alguns anos, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
Arlindo Prina foi um dos mentores e fundadores da Associação Cultural e Desportiva “Os Ílhavos” (1977), tendo-se dedicado a esta de “corpo e alma”. Foi o principal dinamizador do desporto em Ílhavo, tendo começado com o Atletismo e, posteriormente, outras modalidades como Boxe e Ciclismo. Foi Presidente até 1982 e obreiro da compra do terreno e construção das atuais instalações sociais da associação.
Foi ainda Presidente da Associação “Os amigos da Raça”, tendo dinamizado o “Grande Prémio dos Amigos da Raça” em competições desportivas, nomeadamente na modalidade de Ciclismo. Arlindo Prina foi jogador de futebol e, mais tarde, técnico no NEGE – Nova Estrela da Gafanha da Encarnação, e nas camadas jovens do Sport Clube Beira-Mar.
MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO – DOURADA
Diogo Carvalho nasceu em 1988, em Coimbra. Durante 20 anos, o nadador do Galitos tornou-se o mais internacional de sempre, representando Portugal em 85 ocasiões.
Em 2013 e 2015, Diogo Carvalho trouxe para casa a medalha de bronze na prova de 200m Estilos, nos Europeus de Piscina Curta. Além da participação em três Jogos Olímpicos (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), esteve ainda presente em 16 Campeonatos da Europa e em 12 Campeonatos do Mundo.
Ao longo de duas décadas, Diogo conquistou 78 títulos de Campeão Nacional e bateu 127 recordes nacionais (101 em provas individuais e 26 em provas de Estafetas).
Concluiu a carreira de nadador de competição em novembro de 2021.
MEDALHA DO MUNICÍPIO – OURO
Teresa Machado nasceu em julho de 1969 na Gafanha da Nazaré. Foi a melhor lançadora portuguesa de todos os tempos nas disciplinas do Lançamento do Peso e do Lançamento do Disco e, no seu tempo, uma das melhores do mundo nesta última especialidade.
O seu primeiro clube foi o Clube dos Galitos, mas onde obteve mais êxitos foi no Sporting Clube de Portugal que representou entre 1986 e 2003, com um breve intervalo em 1992, quando representou a Junta de Freguesia de São Jacinto.
Teresa representou Portugal em quatro edições dos Jogos Olímpicos (1992, 1996, 2000 e 2004), no lançamento do peso e do disco.
Participou em cinco edições dos Campeonatos Ibero-Americanos, tendo conquistado três Medalhas de Ouro e uma de Prata no Lançamento do Disco e duas de Bronze no Lançamento do Peso.
Obteve 18 títulos nacionais no disco, 16 títulos nacionais no lançamento do peso ao ar livre e 19 títulos nacionais no lançamento do peso em pista coberta.
Terminou a carreira aos 39 anos. Em 2020 faleceu precocemente, aos 50 anos.
MEDALHA DO MUNICÍPIO – OURO
Marcos Labrincha Ré nasceu na Freguesia de São Salvador, Ílhavo, em 1950. Licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e Consultor Técnico, em 1987.
Lecionou os Cursos Geral e Complementar de Construção Civil na Escola Comercial e Industrial de Tomar, no ano letivo de 1975/1976. Foi Técnico Superior da Comissão de Coordenação da Região Centro em Serviço, no Gabinete de Apoio Técnico de Arganil, de 1976 a 1979, no Gabinete de Apoio Técnico de Águeda, de 1979 a 1987. Foi colaborador e coordenador do Gabinete da Ria de Aveiro, de 1987 a 1992, e Assessor Principal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, de 1992 a 2005, em serviço no Gabinete de Apoio Técnico de Águeda.
Foi docente na Universidade de Aveiro, no Departamento de Ordenamento e Ambiente, de 1987 a 2007, e exerceu o cargo de Diretor Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região Centro, entre 1992 e 1996.
Foi Presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Carvoeiro Vouga, de 2005 a 2013 e de 2017 a 2021, e foi Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Carvoeiro Vouga, entre 2013 e 2017.
Foi Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo entre 1998 e 2021, tendo exercido as funções de Vice-Presidente nos últimos quatro anos.
MEDALHA DO MUNICÍPIO – OURO
Fernando Fidalgo Caçoilo nasceu na Gafanha da Nazaré, em 1956, e é licenciado em Engenharia Mecânica. Foi Engenheiro Júnior na Dupermo - Estudos e Projetos e professor do Grupo A do Ensino Secundário. Exerceu o cargo de Diretor de Qualidade e Produção na Crovam, Ferramentas de Portugal, e na RMC. Foi consultor de empresas na área de produção industrial e membro da Comissão Técnica de Normalização de Máquinas e Ferramentas da Direção-Geral de Qualidade.
Na sua atividade política e associativa, desempenhou várias funções, nomeadamente Tesoureiro da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré (1986/1989); Presidente do Grupo Desportivo da Gafanha (1989/1991); Membro da Assembleia Municipal de Ílhavo (1990/1997); Vogal da Comissão Política Concelhia do PSD/Ílhavo (1994/1997); Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD/Ílhavo (1998/2004); Presidente da Mesa da Assembleia de Militantes do PSD/Ílhavo desde 2004.
Fernando Caçoilo foi Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, entre 1998 e 2013, e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, de 2001 a 2013. Foi Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo entre 2013 e 2021.