- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Museu Marítimo de Ílhavo na rota do Município do Dubai
Museu Marítimo de Ílhavo na rota do Município do Dubai
A singularidade do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) projeta a sua missão e o seu papel museológico, patrimonial, cultural, histórico e arquitetónico para além fronteiras.
Fronteiras, diga-se, bem longínquas como o comprova a visita, realizada na semana passada, ao Museu Marítimo efetuada pelo arquiteto Khalid Mohammed Ahmad, responsável pelo Gabinete de Projetos Patrimoniais e Arquitetónicos do Município do Dubai.
Esta visita, da responsabilidade do Município do Dubai, teve como objetivo conhecer a estrutura e o conceito museológicos do MMI, o seu papel patrimonial, a sua arquitetura e o trabalho que desenvolve dentro da importante e particular vertente marítima e da relação do homem com o Mar.
É com manifesto sentido de orgulho que a Câmara Municipal e a direção do Museu veem reconhecida internacionalmente a importância museológica do MMI, nomeadamente, como descreve Álvaro Garrido, Consultor do Museu e Professor Universitário, pelo «trabalho que é desenvolvido não só do ponto de vista museológico (preservação do património material e imaterial e acervo), mas também na área da Investigação (História Marítima, Antropologia Marítima, Geografia Marítima, produção documental), do Ambiente e da Educação para a Literacia do Mar.
No final da visita, Khalid Ahmad demonstrou a sua satisfação pela perceção de «um Museu fora do que é o contexto tradicional, onde cada espaço, cada peça, cada objeto contam uma história, muitas histórias, no seu conjunto, e onde o seu percurso retrata, preserva e trabalha a memória patrimonial da identidade marítima dos ilhavenses e dos portugueses.