- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Museu Marítimo de Ílhavo está entre os 20 mais espetaculares do século XXI
Museu Marítimo de Ílhavo está entre os 20 mais espetaculares do século XXI
O ArchDaily, o site de arquitetura mais visitado do mundo, incluiu o Museu Marítimo de Ílhavo na lista dos 20 museus mais espetaculares do século XXI, de todo o mundo. A nomeação surgiu a propósito da comemoração do Dia Internacional dos Museus.
O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), criado em 1937, começou por assumir uma vocação etnográfica e regional, como lugar de memórias dos ilhavenses. Em 2001, foi renovado e ampliado pela Câmara Municipal de Ílhavo com o projeto do Gabinete ARX Portugal, passando a integrar como pólo o Navio-Museu Santo André, atracado no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.
Mais tarde, o MMI voltou a crescer e a qualificar-se. Em 2012, foi criada uma unidade de investigação e empreendedorismo, o CIEMar-Ílhavo; e em 2013, o museu passou a ter um Aquário de Bacalhaus.
O MMI foi distinguido com o prémio AICA/MC 2002 da Associação Internacional dos Críticos de Arte do Ministério da Cultura, nomeado para o prémio SECIL 2002 e para o prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea 2003/Mies Van Der Rohe.
A missão do MMI consiste em preservar a memória do trabalho no mar, promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses. O MMI é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as referências patrimoniais do Museu.
Da lista do ArchDaily fazem também parte a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil (desenhada por Siza Vieira); o Biomuseo do Panamá (Gehry Partners); o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires (Monoblock); o Museu da Cachaça em Minas Gerais (Jô Vasconcelos); o Museu da Memória e Tolerância, na Cidade do México (Arditti + RDT Architects), entre outros.