- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Museu Marítimo de Ílhavo: Bateira Labrega passa a integrar exposição permanente
Museu Marítimo de Ílhavo: Bateira Labrega passa a integrar exposição permanente
Neste ano em que o Museu Marítimo de Ílhavo celebra o seu 81.º aniversário, a Câmara Municipal de Ílhavo congratula-se com as incorporações na sua coleção, enriquecendo ainda mais o seu espólio e o testemunho da forte ligação dos Ílhavos ao Mar e à Ria de Aveiro.
Recorde-se que o 81.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo foi comemorado a 8 de agosto e celebrado pela Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo (AMI) com a oferta de uma Bateira Labrega, construída pelo Mestre António Esteves de Pardilhó. Com mais este contributo da AMI, a Sala da Ria do Museu está agora mais apetrechada na missão patrimonial de salvaguarda de mais uma embarcação lagunar prestes a desaparecer.
As coleções do Museu foram também enriquecidas com algumas doações e aquisições, das quais se destacam o desenho A Despedida que integrou a exposição História Trágico Marítima e foi oferecido pela autora Maria Gabriel, a miniatura de embarcação vencedora do IV Concurso de Nautimodelismo, uma Canoa da Picada, da autoria de Paulo Agra, e um compasso de dóri oferecido por Éric Pages. Também as herdeiras do Professor Mário Ruivo e do Capitão de Mar e Guerra José Emílio Santos Pinto Pereira ofereceram ao Museu as suas coleções de slides e de fotografias, respetivamente, resultados de algumas campanhas que fizeram na pesca do bacalhau.
O Museu Marítimo de Ílhavo é hoje um museu singular, mantendo a sua missão em preservar a memória do trabalho no mar, promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses.
Museu Marítimo de Ílhavo: 81 anos de história e património a (re)visitar!
Bateira Labrega
“Tosca, mas airosa, embreada a negro, e de bica de proa caracteristicamente levantada, menos atrevida que a do chinchorro, foi construída pelo «mestre de primeira água» António Esteves, de Pardilhó.
Com um comprimento de 8,40 m, boca 1,82 m, pontal com 0,53 m e 14 cavernas, navegava a remos, à vara ou à vela e dedicava-se à antiga, singular e engenhosa «arte do salto», para a tainha. Depois da vela bastarda, aderiu à moda da vela latina quadrangular, auxiliada, por um pequeno leme de xarolo, de cabeça direita, tipo mercantel.
Sobretudo característica da Murtosa, expandiu-se pelo país, através da diáspora de gentes da região – para sul, integrando-se na «saga dos avieiros» no Tejo, e mesmo até Setúbal, no Sado e, para norte, até à Afurada, chegando a decorar-nos também por aqui, o canal de Mira, na Costa Nova, em tempos idos.”
Ana Maria Lopes (adaptado)
Blog: Marintimidades 7 de agosto de 2018