- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- “Mobilidade inteligente. Economia Forte”
“Mobilidade inteligente. Economia Forte”
O tema da edição 2016 da Semana Europeia da Mobilidade visa alertar para os benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes, para a economia local, procurando evidenciar assim a relação direta entre transporte e economia.
Efetivamente a transição para modos de mobilidade alternativos conduz à diminuição dos impactos negativos do uso individual do automóvel, o que, por sua, vez, permite a redução dos custos que lhe estão associados.
Os benefícios de uma mobilidade mais limpa e mais segura podem garantir e aumentar postos de trabalho, quer nas cidades, quer, num contexto de maior proximidade, nos bairros residenciais.
As empresas cujos funcionários se deslocam diariamente quer a pé, quer de bicicleta, quer de transporte público, melhoram a sua saúde e, consequentemente, faltam menos ao trabalho por doença, o que depois se reflectirá numa maior produtividade.
Pesquisas recentes mostram também que há uma ligação direta entre o lucro dos estabelecimentos comerciais e o nível de segurança e atratividade do meio envolvente, quer para peões quer para ciclistas.
Para além disso, um outro fator determinante é o impacto que a mobilidade sustentável pode causar nas finanças de cada um, quando a ela está claramente subjacente uma efetiva diminuição do consumo de combustível.