- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Maria Alberta Meneres é a autora em destaque do 7.º Encontro de “A Música das Palavras”
Maria Alberta Meneres é a autora em destaque do 7.º Encontro de “A Música das Palavras”
A Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar, no próximo sábado, dia 10 de fevereiro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, o sétimo encontro de “A Música das Palavras” que este ano é dedicado à autora Maria Alberta Meneres.
A “Música das Palavras” é um encontro anual em torno da literatura para a infância conjugando as componentes literárias, visuais e musicais, na conjugação de três componentes: uma exposição bibliográfica da autora, que se encontra patente até ao final do mês, no átrio da Biblioteca, uma sessão de divulgação da sua obra e uma hora do conto musicada.
Esta atividade está aberta a todos, especialmente aos pais, educadores e crianças.
Programa:
15h30
Sessão de divulgação da obra de Maria Alberta Menéres, pelo Professor José António Gomes
16h30
Hora do Conto Musicada
“Conversas com Versos”, de Maria Alberta Menéres
NOTAS BIOGRÁFICAS
Maria Alberta Menéres
Nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia.
Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário (de 1965 a 1973). Traduziu e adaptou para crianças várias obras de língua francesa, contos de Perrault e fábulas de La Fontaine.
Tendo publicado para adultos, além de narrativas, diversos títulos de poesia a sua obra integra ainda livros infantis didáticos e livros para crianças, incluindo, neste âmbito, contos, poesia, textos dramáticos e narrativas de aventuras.
Além de ter ela própria coorganizado importantes antologias da poesia portuguesa contemporânea, Maria Alberta Menéres está representada, enquanto poetisa, em várias antologias nacionais e estrangeiras.
Recebeu o Prémio Internacional de Poesia “Giacomo Leopardi”, em 1961, com o livro “Água-memória”, foi distinguida ainda com o Prémio “O Ambiente na Literatura Infantil Portuguesa”, em 1990, pelo livro de poesia “No coração do trevo” e, em 1986, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian da Literatura para Crianças, "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".
No domínio da poesia, constitui-se, sem sombra de dúvida, como uma das mais estimulantes criadoras da nossa literatura para a infância.