- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Mar Film Festival: festival único no país arranca amanhã em Ílhavo
Mar Film Festival: festival único no país arranca amanhã em Ílhavo
O mar como cenário: o Mar Film Festival é um festival de cinema cujo tema de fundo é o mar. Uma organização do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, é o único festival de cinema do país que realça esta temática, tão abordada na indústria criativa e cinematográfica.
De 4 a 6 de maio, além da exibição de filmes, há concursos, conferências, conversas, momentos musicais, degustação de produtos regionais e atividades com as escolas.
O papel simbólico e referencial que o mar tem suscitado na criação fílmica em diferentes latitudes, a função histórica e cultural que a realidade oceânica continuará a desempenhar no contexto português, e ainda o caráter identitário que o mar tem protagonizado em Ílhavo e na região de Aveiro, são alguns dos pressupostos mobilizadores deste festival.
A 1.ª edição do Mar Film Festival assinala o 80.º aniversário do MMI, evidenciando e aprofundando a intenção de procurar socializar a cultura marítima através de projetos educativos, expositivos e editoriais, recriando-os contemporaneamente e partilhando-os com a comunidade.
Nos três dias de festival, há autocarros gratuitos a partir de Aveiro e até ao MMI. Os horários, bem como o programa do festival, podem ser consultados em: http://www.marfilmfestival.pt/
Concursos e Conferências
O Novas Vistas Lumière é um concurso de curtas metragens, que tem por objetivo proporcionar aos jovens, entre os 12 e os 35 anos, a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades criativas no domínio da imagem em movimento. O concurso admitiu apenas curtas metragens de um só plano, mantendo a maioria das características dos filmes Lumière, que inspiraram o nome do concurso. O júri é composto por Anabela Branco de Oliveira, André Valentim Almeida e Francisco Cardoso Lima. Estão 24 curtas a concurso.
Memórias de RiaMar - Criação com as escolas do concelho
Memórias de RiaMar é uma secção experimental de Mar Film Festival, que consiste num projeto educativo a desenvolver por alunos do 3.º ciclo do concelho de Ílhavo, com o objetivo de interagirem com pessoas que tiveram ligações às atividades marítimas, e de se situarem perante a memória e a identidade que caracteriza a região que os rodeia. Na edição 2017 de Mar Film Festival, as escolas que participam neste projeto são os Agrupamentos de Escolas da Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré e Ílhavo.
Cinema, Mar e Memória
Cinema, Mar e Memória vai mostrar e debater como o espaço marítimo da região de Aveiro tem sido utilizado como elemento criativo no domínio do cinema, e, simultaneamente, dar a conhecer realizadores com obras sobre o tema.
Na edição de 2017, o cineasta escolhido é Vasco Branco, autor de várias dezenas de filmes, muitos com reconhecimento internacional, a maioria deles rodados no distrito, conjunto onde existe um número significativo sobre fainas e atividades desenvolvidas em torno do mar, da ria e das gentes da região de Aveiro.
Paralelamente às exibições, no dia 5 de maio, a partir das 11:00 da manhã, Rita Capucho promove a conferência “Vasco Branco e a memória marítima de Aveiro”, no âmbito do investigação de doutoramento que tem em curso sobre o tema “O espelho da cidade. Vasco Branco e a memória fílmica de Aveiro”.
Além da conferência sobre Vasco Branco, proferida por Rita Capucho, nota ainda para uma conversa com Teresa Fidélis, investigadora da Universidade de Aveiro, na tarde do dia 5.
A fechar, ”Águas filmadas: lugar de morte ou espaço de liberdade?” é a conferência da noite do dia 6, o último de Mar Film Festival, por Abílio Hernandez Cardoso, da Universidade de Coimbra.
Momentos musicais
O Mar Film Festival conta com quatro momentos musicais. No primeiro dia, quinta-feira, a Escola de Música Serenata atua na cerimónia de abertura. No dia 5, às 21:00, é a vez do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, que no dia 6, às 14:00 e na cerimónia de encerramento, repete a atuação.