- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Mais três navios confirmados no Ílhavo Sea Festival: “Morgenster”, “Tomidi” e “Pelican of London”
Mais três navios confirmados no Ílhavo Sea Festival: “Morgenster”, “Tomidi” e “Pelican of London”
O holandês “Morgenster”, o belga “Tomidi” e o britânico “Pelican of London” confirmaram presença no Ílhavo Sea Festival 2016.
Estes três navios juntam-se ao “Santa Maria Manuela”, ao “Creoula” (ambos de Portugal), ao “Statsraad Lehmkuhl” (Noruega) e ao “Maybe” (Reino Unido), que também já “carimbaram” presença no festival dos grandes veleiros, que vai decorrer de 5 a 8 de agosto, no Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.
Todos eles estarão abertos a visitas, durante a sua presença no Município.
O “Morgenster”, com 48 metros de comprimento, foi construído em 1919 como “Vrouw Maria”, para a empresa de pesca Den Dulk. Em 1927, passou a designar-se como “Morgenster”, continuando a operar como navio de pesca motorizado até 1970. Foi então comprado por Jaq Vrolijk, para ser explorado em passeios de pesca desportiva. Mais tarde foi vendido a um cantor de Rotterdão, que o mandou transformar para pirataria.
Em 1983, Marian e Harry Muter compraram o navio em péssimo estado de conservação. O navio foi rebocado até Zijkanaal B, onde foi reparado.
Em junho de 2008 foi formalmente abençoado no mundo da vela, pela ministra Maria van der Hoeve.
Morgenster
Classe: A
Bandeira: Holanda
Comprimento: 48 metros
Armação: brigue-escuna
Ano de construção: 1919
Local de construção: Alphen
Porto de Origem: Den Helder, Holanda
Inscrito por: Morgenster VOF
Site: www.zeilbrik.org
O “Tomidi” (ex-Rucanor) é um veleiro transoceânico de 17,5 metros. É o mais conhecido e mais bem sucedido barco de competição da Bélgica, construído em 1985.
Desde o final de 1990 é usado como barco de treino para jovens e idosos, realizando inúmeros cruzeiros do Atlântico Norte (a solo e a duas mãos) e regatas de longa distância, inclusive as Tall Ships Races, desde 2004. Desde 2009 é reconhecido como património marítimo Flamengo.
Tomidi
Classe: D
Bandeira: Bélgica
Comprimento: 17,5 metros
Armação: Sloop
Ano de construção: 1985
Porto de Origem: Oostende, Bélgica
Inscrito por: Tomidi Consulting N.V
Site: www.tomidi.be
O “Pelican of London”, um veleiro com 44,42 metros, foi originalmente construído em França, em 1946. A sua conversão de arrastão do Ártico para tall ship foi concluída em 2007. Atualmente, navega milhares de milhas por ano, com pessoas de todas as idades.
O “Pelican o London” não tem equivalente em termos de aparelhamento de velas quadradas. Tradicionalmente equipado com três mastros, possui características que derivam dos navios piratas Barbary Coast.
Pelican of London
Classe: A
Bandeira: Reino Unido
Comprimento: 44,42 metros
Armação: barca (3 mastros)
Ano de construção: 1948
Local de construção: França
Porto de Origem: Weymouth, Reino Unido
Inscrito por: Adventure Under Sail Ltd
Site: www.adventureundersail.com