- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Mais de 500 idosos mostram talentos no maior concurso artístico sénior de Portugal
Mais de 500 idosos mostram talentos no maior concurso artístico sénior de Portugal
Este sábado, dia 18, às 15h, a Casa da Cultura de Ílhavo, em Ílhavo, acolhe as “Idolíadas - Concurso Artístico para Seniores,” que se apresenta como a maior prova artística sénior realizada em Portugal.
Neste projeto promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo participam mais de 500 seniores, 80 técnicos e 50 instituições de nove municípios da região de Aveiro: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Ílhavo, Mira, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Desde janeiro que os seniores inscritos nas “Idolíadas” ensaiam para as provas nas áreas da cultura geral, teatro, música, dança, arte plástica e fotografia com o objetivo de conquistar o painel de jurados e levar o seu município ao pódio dos vencedores.
Os resultados do concurso serão conhecidos na Gala Idolíadas, no dia 23 de junho, às 15h, no Laboratório das Artes - Teatro da Vista Alegre, com entrada gratuita.
“Esta é uma iniciativa que se enquadra na nossa política de coesão social, nomeadamente ao nível do envelhecimento ativo, da criação de uma vida comunitária partilhada e significativa e da união com os municípios da nossa região de Aveiro”, afirma João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.
“Envelhecer não pode ser negativo. Envelhecer deve ser um privilégio e uma oportunidade para toda a sociedade. O Município de Ílhavo assume convictamente esse compromisso de proporcionar às pessoas maiores a liberdade de viver as vidas que as gerações anteriores nunca imaginaram”, acrescenta.
Destaque-se que o Município de Ílhavo, através do seu Laboratório do Envelhecimento que tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento, foi galardoado recentemente com o prémio internacional “Grundtving 2022”, atribuído pela Associação Europeia para a Educação de Adultos.
Um galardão que eleva o Município a exemplo internacional de boas práticas no ensino informal de adultos, nomeadamente de idosos, através de uma aprendizagem transformadora.
O Laboratório do Envelhecimento é um projeto inovador e único Portugal, apoiado em parcerias com entidades do universo académico, tecnológico, da saúde e do setor social, e tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento.
A entrada no “Idolíadas - Concurso Artístico para Seniores” tem um custo de 2 euros, estando os bilhetes disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideais da Gafanha da Nazaré.