- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- LEME: balanço muito positivo do primeiro fim-de-semana de circo contemporâneo em Ílhavo
LEME: balanço muito positivo do primeiro fim-de-semana de circo contemporâneo em Ílhavo
O LEME, festival de circo contemporâneo em Ílhavo, arrancou na passada quinta-feira, dia 2 de dezembro e termina no dia 12, em vários espaços, alguns menos convencionais, do Município de Ílhavo.
Este ano, o festival apostou numa edição alargada, que contemplava ainda as limitações na lotação das salas, e que assegura mais do que uma sessão do mesmo espetáculo, multiplicando as oportunidades de assistir a estreias nacionais que têm impressionado público e profissionais da área, bem como a criação do festival deste ano: Albano.
O primeiro fim-de-semana de programação intensiva ficou marcado pela imponência e pelo arrebatamento visual de espetáculos como Surface, Esquive ou (COM)SEQUÊNCIA, pela estreia do espetáculo de Rui Paixão e ainda pelos primeiros espetáculos da categoria Navegar deste ano: Sisyphus, Pobre Menina Rica ou Nha Identidade.
Numa edição marcada pela acrobacia mão-a-mão, houve ainda formação com a companhia Coração nas Mãos, que repete no próximo fim-de-semana, e nota para a presença de seis alunos das três escolas de circo em Portugal (Salto, INAC, Chapitô) que foram desafiados pela Circo Caótico a fazer parte do espetáculo (COM)SEQUÊNCIA, que desenharam em três dias.
O segundo dia de festival foi dedicado à reflexão e ao pensamento, como é já habitual no LEME, através do CIRCUS FORUM, que convocou artistas, programadores e outros profissionais da área para debater dramaturgias emergentes, o programa de capacitação BETA CIRCUS ou o repertório do circo contemporâneo em França, o país convidado em França, como se resto se vai notando, pelas melhores razões, ao longo do festival.
Durante a semana, há atividades de formação nas escolas, com o artista apoiado Rui Paixão, e prossegue ainda o período de capacitação do BETA CIRCUS em Portugal. No próximo fim-de-semana o destaque é do admirável espetáculo francês Monstro (11 e 12 de dezembro), Instable (10 e 11 de dezembro), Grande CircOOferência (11 de dezembro) e de mais três sessões imperdíveis de Albano (10, 11 e 12 de dezembro). Nota ainda para os espetáculos Fome de Lama e (Des)programado, da categoria Navegar.
Toda a programação do LEME, que é organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, em parceria bom a Bússola, está disponível em www.23milhas.pt e nas redes sociais do projeto. Alguns espetáculos são gratuitos, outros têm preços entre os 3,00€ e os 4,00€. Estão disponíveis nas bilheteiras do 23 Milhas e na bilheteira online da BOL.