- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Laboratório do Envelhecimento em artigo internacional
Laboratório do Envelhecimento em artigo internacional
O Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo é o tema principal de um artigo publicado pela Associação Europeia para a Educação de Adultos, que destaca a investigação, o conhecimento e a criação artística que estão a ser desenvolvidos por este projeto inovador e único Portugal.
O Laboratório do Envelhecimento, inaugurado no início do ano, é apoiado em parcerias com entidades do universo académico, tecnológico, da saúde e do setor social, e tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento.
Recentemente, o Laboratório do Envelhecimento foi galardoado com o prémio internacional Grundtving de 2022, atribuído pela Associação Europeia para a Educação de Adultos, elevando-o a exemplo internacional de boas práticas no ensino informal de adultos, nomeadamente de idosos, através de uma aprendizagem transformadora.
O convívio intergeracional, a familiarização com as novas tecnologias, a criação artística, as atividades de estimulação cognitiva, a formação de cuidadores, as conversas com investigadores, são algumas das atividades reconhecidas.
Desde janeiro até ao momento, o Laboratório do Envelhecimento promoveu mais de 50 ações de aprendizagem para pessoas idosas, numa dinâmica diária que envolve cerca de 100 pessoas, entre seniores, investigadores, técnicos, artistas e estudantes.
A Associação Europeia para a Educação de Adultos, fundada em 1953, é a voz da educação não-formal de adultos na Europa. Envolve 123 organizações, de 42 países, e representa mais de 60 milhões de alunos na Europa.