- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Laboratório de Cidadania recebe 22 ideias para a proximidade urbana
Laboratório de Cidadania recebe 22 ideias para a proximidade urbana
Terminada a fase de submissão de propostas, o Laboratório de Cidadania pela Proximidade Urbana recebeu 22 ideias dos munícipes, que, na etapa seguinte, vão ser discutidas e, em alguns casos, implementadas. No total, o laboratório contou com a inscrição de 35 pessoas, enquanto proponentes ou colaboradores.
As 22 propostas recebidas distribuem-se pelas cinco áreas temáticas possíveis: duas ideias na área da alimentação, seis na mobilidade, uma na energia, quatro na economia circular, e dez nas redes de vizinhança e solidariedade.
A segunda fase do laboratório desenvolve-se nos próximos dias, até ao final de novembro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, onde se vão realizar workshops colaborativos para a conceção dos projetos.
Estas sessões, com os proponentes e colaboradores inscritos, realizam-se no dia 22 de novembro, sexta-feira, entre as 21h00 e as 23h00; no dia 23 de novembro, sábado, das 14h00 às 20h00; no dia 29 de novembro, sexta-feira, entre as 21h00 e as 23h00; e no dia 30 de novembro, sábado, das 14h00 às 20h00.
Nestes workshops serão selecionados seis a oito projetos, nos quais se concentrarão os esforços, agregando os restantes. Estas sessões desenvolvem-se em três etapas: elaboração da árvore do problema, discutindo causas e consequências; conceção da ficha do projeto; planeamento e execução da ação experimental.
O Laboratório de Cidadania para a Proximidade Urbana é uma iniciativa do Município de Ílhavo e da Universidade de Aveiro, que convida a comunidade a
apresentar projetos para promover a proximidade urbana no município, através de ações de baixo custo e impacto rápido e visível.
Esta iniciativa integra o projeto europeu Urban Imprint, que tem como objetivo conectar universidades e governos locais para implementar as novas agendas urbanas, nomeadamente a transição climática e digital. Através do Urban Imprint, poderão ser disponibilizados alguns micro-apoios financeiros para a experimentação das ideias.
PROPOSTAS SUBMETIDAS NA 1.ª FASE
Alimentação (2)
Hidroervas: Produção de cebolinho, manjericão roxo, manjericão genovese em sistema hidropónico
Raízes de Ílhavo: Criar hortas de carácter comunitário em espaços públicos ou terrenos não utilizados localizados no Município de Ílhavo.
Mobilidade (6)
Mapa Digital da Mobilidade de 15 Minutos e Conexões Regionais: Criar uma plataforma colaborativa de mapeamento onde os cidadãos possam identificar e sugerir rotas seguras, acessíveis e ecológicas para peões, ciclistas e utilizadores de transporte público em Ílhavo.
Reduzir para Prevenir: Alterar o comportamento dos automobilistas na aproximação às passadeiras junto às principais escolas. Criar um contexto/ambiente diferente na via motivando-os a abrandar a velocidade.
Projeto Kit de mobilidade para alunos: Ofertar a comunidade de alunos um kit de luz-led, bem como um tipo capacete atrativo / apelativo e personalizado.
Projeto SmarteMove: Criação e instalação de carregadores de bicicletas e trotinetes elétricas em locais estratégicos da freguesia.
Projeto BIKEBIN: Plataforma que estimulará a adoção da bicicleta como meio de transporte preferencial garantido o armazenamento desta de forma segura e prática aos seus utilizadores que não têm esta opção, providenciando uma alternativa cómoda e segura.
Vamos pedalar: criar condições para motivar os munícipes a deslocarem-se de bicicleta nas viagens do dia-a-dia, como noutros tempos, motivar um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Energia (1)
Programa de Literacia Energética e Incentivos para a Transição Energética: Educar a população sobre as melhores práticas de consumo energético e as opções de transição para energias renováveis
Economia Circular (4)
Um Cidadão, Uma Árvore: Concretizar um programa de reflorestação comunitária onde cada residente de Ílhavo seja incentivado a plantar e cuidar de uma árvore
Plogging Challenge Portugal: Caminhada com recolha de resíduos recicláveis, com a respetiva seleção e colocação no Ecoponto.
Loja de trocas - roupa, objetos e hortícolas: À semelhança do Mercado de Trocas do Eco centro de Aveiro, no entanto, este seria também com produtos hortícolas (excedentes das hortas particulares). Cada pessoa traz 10 artigos para doar e tem direito a levar outros 10 artigos
Ílhavo a Circular +: é uma iniciativa abrangente que visa resolver problemas ambientais, culturais, sociais e económicos através de práticas sustentáveis e colaborativas, promovendo a reutilização de livros, a educação sobre sustentabilidade, a coesão comunitária e intergeracional e a valorização do Comércio Local.
Redes de Vizinhança e Solidariedade (10)
ViziCoop - Voluntariado de Bairro (Urbanização Plenicoop, Ílhavo): Partilha voluntária de competências e habilidades, num sistema de ajudar/receber ajuda.
Voluntário para ajudar a/o vizinha/o do bairro nas coisas mais simples do dia-a-dia, principalmente aos idosos ou aos que têm menor mobilidade e acessibilidade.
Parque Infantil na Quinta da Barra (Praia da Barra): Renovação do parque infantil existente, que está degradado. Aproveitar o espaço existente e renovar os equipamentos, por uns mais modernos, seguros e de fácil utilização pelas crianças.
Reabilitação de parque infantil: Promover o convívio entre os moradores do bairro e proporcinar às crianças um espaço de diversão conjunta ao ar livre, agradável, cuidado e seguro. Uma maior diversidade de equipamentos infantis
Livraria Social: Implementação de pequenas livrarias de rua, criadas em pequenos armários fechados ou algo como uma cabine telefónica sem uso e espalhadas pelas ruas da ciadade.
Mapa de Memórias: Criação de um mapa de território com histórias de lugar, de gentes.
Environmental Comfort and Community Engagement Event: Um evento de 3 dias, chamado "Descobrindo o conforto ambiental: uma experiência de narrativa comunitária". O objetivo é capturar uma gama diversificada de perspectivas e experiências relacionadas ao conforto ambiental.
Assembleias de cidadãos: Consulta permanente à cidadania sobre os temas de interesse local e regional. Assembleias de cidadãos (ex, Forum dos cidadãos, Futuro Democrático etc), no sentido de implementar uma assembleia de cidadãos anual na qual se discutiria um tema de relevância para a comunidade.
Preparar a comunidade para a normalização do risco a partir das escola: Trabalho de educação para o risco a desenvolver nas comunidades escolares (todas as escola do concelho de Ílhavo são eco-escolas) e a retoma e valorização de experiências pontuais (BagRisk*).
com.viver - Residência criativa para seniores: implantação de comunidades residenciais pensadas especificamente para esta faixa etária, com foco no empoderamento, convivência e satisfação pessoal com um modelo de habitação humanizado e gratificante
Teatro do Oprimido / Um ensaio para uma Ílhavo mais próxima: convida os cidadãos de Ílhavo a revisitar o conceito de proximidade. Não apenas a proximidade das distâncias curtas, das rotas compartilhadas ou dos passos contados entre um lugar e outro, mas aquela proximidade que une os invisíveis laços de aceitação, acolhimento e pertença. Sob a luz do Teatro do Oprimido, transformam-se histórias e desafios quotidianos em um palco de possibilidades, onde o futuro pode ser improvisado, encenado, pensado e, sobretudo, reinventado.