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Investimento AdRA/CMI em Saneamento Básico
05 Maio 2011
O Executivo Municipal deliberou aprovar os Protocolos de Repartição de Responsabilidades, Encargos e Respectivas Comparticipações Financeiras, realizados entre a empresa Águas da Região de Aveiro SA (AdRA) e o Município de Ílhavo (CMI), respeitantes às empreitadas da “Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais de S. Salvador e, Ílhavo” e da “Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais da Gafanha da Nazaré – 1.º fase”, estando ambas em execução física.
À AdRA respeita a intervenção das redes de águas residuais, e à CMI a intervenção das redes de águas pluviais, havendo partilha de custos em intervenções conjugadas como nas repavimentações das vias onde se executam as referidas redes.
A empreitada em S. Salvador representa um investimento total de 1.778.025,33 euros, repartidos em termos das responsabilidades financeiras em 1.101.785,37 euros (AdRA) e 676.239,96 euros (CMI), com intervenção na Ermida e Carvalheira (3.º e 4.º fases), Chousa Nova e Quinta do Fidalgo, Zona Industrial das Ervosas e ainda com a execução da rede de drenagem de águas residuais da Lagoa do Junco e das Quintãs.
A empreitada na Gafanha da Nazaré representa um investimento total de 69.812,69 euros, repartidos em termos das responsabilidades financeiras em 33.600,59 euros (AdRA) e 36.212,10 euros (CMI), com incidência na Rua N.ª Sr.ª da Nazaré.
A AdRA é constituída por dez dos Municípios da Região de Aveiro (incluindo Ílhavo) e a empresa pública Águas de Portugal, foi criada formalmente no dia 23 de Setembro 2009 e assinalou no passado dia 1 de Maio 2011 o seu primeiro ano de vida operacional e plena, numa aposta arrojada e determinada em implementar uma gestão mais capaz dos sistemas de baixa de distribuição de água e de saneamento básico, assim como uma nova capacidade de investimento de expansão e de manutenção destes importantes sistemas.
O balanço globalmente positivo deste primeiro ano de operação, é um indicador importante para o crescimento qualitativo da gestão da AdRA neste seu segundo ano de vida operacional.
À AdRA respeita a intervenção das redes de águas residuais, e à CMI a intervenção das redes de águas pluviais, havendo partilha de custos em intervenções conjugadas como nas repavimentações das vias onde se executam as referidas redes.
A empreitada em S. Salvador representa um investimento total de 1.778.025,33 euros, repartidos em termos das responsabilidades financeiras em 1.101.785,37 euros (AdRA) e 676.239,96 euros (CMI), com intervenção na Ermida e Carvalheira (3.º e 4.º fases), Chousa Nova e Quinta do Fidalgo, Zona Industrial das Ervosas e ainda com a execução da rede de drenagem de águas residuais da Lagoa do Junco e das Quintãs.
A empreitada na Gafanha da Nazaré representa um investimento total de 69.812,69 euros, repartidos em termos das responsabilidades financeiras em 33.600,59 euros (AdRA) e 36.212,10 euros (CMI), com incidência na Rua N.ª Sr.ª da Nazaré.
A AdRA é constituída por dez dos Municípios da Região de Aveiro (incluindo Ílhavo) e a empresa pública Águas de Portugal, foi criada formalmente no dia 23 de Setembro 2009 e assinalou no passado dia 1 de Maio 2011 o seu primeiro ano de vida operacional e plena, numa aposta arrojada e determinada em implementar uma gestão mais capaz dos sistemas de baixa de distribuição de água e de saneamento básico, assim como uma nova capacidade de investimento de expansão e de manutenção destes importantes sistemas.
O balanço globalmente positivo deste primeiro ano de operação, é um indicador importante para o crescimento qualitativo da gestão da AdRA neste seu segundo ano de vida operacional.