- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Inauguração do Cais da Gafanha de Aquém
Inauguração do Cais da Gafanha de Aquém
Vai ter lugar amanhã, dia 15 de julho, pelas 13h00, a inauguração da Obra de Reordenamento e Valorização do Cais da Gafanha de Aquém, em Ílhavo, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes.
Esta obra foi realizada pela Polis Litoral Ria de Aveiro em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, num investimento de cerca de 171.500,00 euros, cofinanciados pelo PROMAR, para melhoramento das condições de funcionamento e requalificação da área envolvente. Procedeu-se ao alteamento da cota de pavimento da plataforma terrestre, reforço e proteção da margem e plataforma de trabalho com enrocamento, numa extensão de 211 metros, instalação de estruturas flutuantes para acostagem e amarração das embarcações, com 30 lugares de atracagem, e demais acessórios e equipamentos necessários.
Câmara Municipal de Ílhavo executa obra de reforço das margens contra a subida das marés
No seguimento da execução desta obra e verificando-se que a preia-mar na zona em questão atingia a cota 1.85 metros com ventos e ondulação, a Câmara Municipal de Ílhavo decidiu complementar a mesma, reforçando a proteção das margens contra a subida das maré e os constantes galgamentos numa extensão de 225 metros para sul.
Esta intervenção integrou a limpeza das margens e a escavação necessária para a construção dos taludes de proteção que têm a função de dissipar a energia das ondas e deste modo prevenir a erosão das margens, bem como o galgamento das águas para a via e estacionamentos existentes, por forma a salvaguardar a segurança de pessoas e bens.
A mesma tem ainda claro enquadramento na participação do Município de Ílhavo no projeto nacional, no qual participam apenas 26 Municípios, "ClimAdaPT.Local" de Adaptação às Alterações Climáticas. Com esta participação, e assim com os cenários climáticos já projetados para meio e final do século, é possível antecipar uma subida no nível médio das águas do mar (com influência numa subida do nível médio da água da Ria), a que acresce um aumento na frequência dos fenómenos extremos (em particular de precipitação intensa ou muito intensa em períodos de tempo curtos). Nesse sentido, a extensão do enrocamento nas margens do Cais da Gafanha de Aquém até à ponte Juncal Ancho foi identificada como uma das medidas prioritárias a constar da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas a apresentar até ao final do ano 2016.