- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Inauguração da Exposição “Ílhavo, Terra Milenar” supera expetativas
Inauguração da Exposição “Ílhavo, Terra Milenar” supera expetativas
Decorreu com enorme sucesso, no passado sábado, dia 15 de outubro, a inauguração da Exposição “Ílhavo, Terra Milenar”.
Patente no Centro Cultural de Ílhavo até ao dia 17 de abril de 2017, esta exposição volta a ser resultado do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, através do Centro de Documentação de Ílhavo e do CIEMar-Ílhavo, empresas, instituições, Professores de Universidades diversas e investigadores, num processo iniciado há dois anos e meio precisamente para conhecer o passado e preparar o futuro.
A pretexto dos seus 720 anos de municipalidade, a Câmara Municipal decidiu investir na divulgação da informação que se encontra sistematizada, exibindo-a numa exposição que mostra, com orgulho, não só aos munícipes, mas também ao mundo, a sua longevidade, muito mais alargada do que se imagina, com a “Ílhavo, Terra Milenar”.
Embora de forma muito concentrada e resumida, esta exposição aborda questões, tais como a Etimologia, Geografia, Geologia, Biodiversidade, Demografia, Arqueologia, História e Património, fazendo a ponte para o Futuro do Município. A descrição da informação dos arquivos do Centro de Documentação, a preparação da sua divulgação através de uma base-de-dados, o investimento na descrição dos livros notariais e paroquiais, a realização de prospeções arqueológicas, entre outros, são uma riqueza incalculável para afirmar cada vez mais o município como uma referência cultural.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, sublinhou que deu luz verde a este projeto na convicção de que a nossa história é importante e merece ser mais conhecida: “Pode haver muito conhecimento, mas se não for partilhado pela comunidade, se ficar guardado na gaveta, não serve absolutamente para nada”. Referiu ainda que “o passado dá-nos força e conhecimento para percebermos o que devemos fazer para o futuro das nossas gerações”.
Muito mais do que um fim, esta exposição marca o início de uma investigação profunda, sistemática e consistente sobre o Município de Ílhavo, abordando apenas os aspetos mais marcantes na nossa imensa História, impossível de materializar na sua totalidade dentro de quatro paredes. Um caminho sempre em aberto em direção ao conhecimento, estando prevista a realização, nos próximos meses, de diversas iniciativas, quer junto das escolas, quer junto de diversos outros públicos.
A Exposição “Ílhavo, Terra Milenar” tem entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h00 às 18h00 e sábados das 14h00 às 19h00.
Marcação de visitas guiadas pelo n.º de telefone 234 092 496 ou pelo e-mail cdi@cm-ilhavo.pt.
Para ver as fotos, clique aqui.