- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Inauguração da Escultura “O Dóri” agendada para este sábado
Inauguração da Escultura “O Dóri” agendada para este sábado
No âmbito do Dia Nacional do Mar, vai ter lugar este sábado, pelas 16:00 horas, a inauguração da escultura “O Dóri”, instalada na rotunda da Avenida dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré.
O autor desta obra de arte, Miguel Neves Oliveira, aceitou o desafio de “levar a bom porto” a recriação artística do Dóri, pequena embarcação usada pelos bravos pescadores na pesca do bacalhau à linha nos mares gélidos da Terra Nova e da Gronelândia.
O resultado são dois Dóris, em tamanho real, construídos em ferro, colocados na vertical e virados para o céu, numa homenagem espiritual aos atos de bravura e sacrifício. O Dóri é “uma embarcação simples, mas com uma carga histórica e emocional muito forte, considerando que muitos pescadores não sabiam se iriam regressar ao navio”, referiu o escultor num encontro que decorreu ontem, junto à escultura, com alunos do 10.º ano da turma de Artes da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.
Miguel Neves Oliveira explicou o processo criativo da nova escultura que passou a partilhar o mesmo espaço com as duas âncoras que já lá se encontravam e que, em harmonia, propiciaram a requalificação da rotunda, situada numa das entradas da Cidade da Gafanha da Nazaré, muito próxima do Porto Bacalhoeiro.
Esta é mais uma das ações previstas no Projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, liderado pela Câmara Municipal de Ílhavo e cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, que previa a recriação artística de uma embarcação associada aos seus três territórios.
O Município de Ílhavo, que no âmbito deste projeto promove a Pesca Longínqua, homenageia, assim, o Dóri, visando nesta embarcação revisitada preservar valores, memórias e tradições da ligação dos “Ílhavos” ao Mar num passado recente.