- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Ilustração à Vista volta às ruas do Município de Ílhavo com espetáculos especiais
Ilustração à Vista volta às ruas do Município de Ílhavo com espetáculos especiais
Três anos depois da sua última edição, em 2019, o festival Ilustração à Vista regressa de 5 a 8 de maio a Ílhavo, Gafanha da Nazaré e na Vista Alegre.
Organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, em parceria com as restantes estruturas culturais do Município, a Biblioteca Municipal de Ílhavo, o Centro de Documentação de Ílhavo e o Museu Marítimo de Ílhavo, o festival procura criar experiências marcadas pela fusão da ilustração com as artes performativas.
A quarta edição do Ilustração à Vista fica marcada pelo regresso às ruas e apresenta uma programação marcada pela temática da água, com espetáculos inéditos que incluem seis concertos, cinco performances, uma delas um percurso encenado entre a Vista Alegre e a Barquinha (uma zona fluvial do canal do Bôco), três exposições, três oficinas e uma feira do livro ilustrado.
Destaque para o concerto especial de Tiago Nacarato com a participação de Valerio Giovannini (7 de maio), que ilustra o espetáculo ao vivo, no Jardim Henriqueta Maia, numa colaboração inédita. Também na rua, e num momento de festa, o mesmo jardim acolhe o espetáculo do espanhol Toni Ortiz, que trabalha as técnicas de ilustração com areia, cubiart e speed painting a partir de histórias ilhavenses, acompanhado por um dj set da dupla Paranhos Collection.
No dia seguinte, 8 de maio, o Planteia, na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, acolhe o concerto encenado “As árvores não têm pernas para andar”, da pianista Joana Gama e, à tarde, o Jardim 31 de Agosto, na Gafanha da Nazaré, recebe o espetáculo de rua “Palaphita”, da PIA Projetos de Intervenção Artística.
Além deste regresso à rua, destaque para o cine-concerto de Sensible Soccers e a estreia da criação MIURA, de João Fino. O Ilustração à Vista acontece nos vários espaços culturais, jardins, praças e outros lugares do município. Além da programação para o público em geral, há ainda atividades com as escolas e outros grupos organizados.
O festival, à exceção da oficina da Vista Alegre, é gratuito.